Cobogó lança peças de Marcio Abreu em novo título da Coleção Dramaturgia

Cobogó lança peças de Marcio Abreu em novo título da Coleção Dramaturgia

Reunidas em livro, MARÉ e PROJETO bRASIL, peças do dramaturgo e diretor Marcio Abreu, dialogam com questões brasileiras através de textos pulsantes 

Para compor a safra 2016 da Coleção Dramaturgia, que trouxe às prateleiras livros de peças prestigiadas da cena teatral contemporânea como Caranguejo Overdrive, BR-Trans e Krum, a Editora Cobogó lança MARÉ / PROJETO bRASIL, título que reúne os textos de dois espetáculos assinados pelo diretor e dramaturgo Marcio Abreu e que, cada um à sua maneira, tratam do Brasil por meio de dramaturgias impactantes. 

MARÉ foi escrito a partir do episódio da chacina policial ocorrida em junho de 2013 no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. O texto foi criado a convite do grupo de teatro mineiro espanca!, que convidou dramaturgos de linguagens estéticas radicalmente diferentes para escrever textos usando como disparadores criativos fatos políticos que marcaram a sociedade brasileira nos últimos tempos. A partir da justaposição dos quatro textos, o grupo montou o espetáculo REAL. 

No texto, Marcio Abreu cria uma espécie de poema rítmico dividido em quatro partes que ecoam, alternadamente, as vozes de membros de uma mesma família – a avó, as crianças, a mãe e o pai —, vitimados por uma tragédia: a morte do homem da casa, dentro do local onde habitam, em consequência de uma chacina policial. A obra, inspirada na realidade das favelas brasileiras, traz os ecos da cidade para a língua poética do teatro. 

Já PROJETO bRASIL é fruto de dois anos de viagens pelo país feitas pela companhia brasileira de teatro, dirigida por Marcio Abreu, e da matéria-prima recolhida pelo grupo em apresentações de peças de seu repertório, na realização de seminários, palestras, leituras e vivências junto ao público. A partir da intensa programação de pesquisa nas cinco regiões do país, foi gerado coletivamente um conjunto de performances — denominadas “discursos” — que refletem o material recolhido pelos integrantes da companhia em seu encontro com a realidade brasileira. 

O resultado está entrelaçado nas sequências que apresentam de falas do ex-presidente do Uruguai José Mujica e da ex-ministra francesa Christiane Taubira até performances não verbais ou que incluem a participação do público, que é levado a uma reflexão sobre o presente do país, em seu aspecto político e humano, e sobre a multiplicidade de países dentro de um mesmo. 

“Em ambas as peças, há uma dimensão de diálogo com o real, sem a ingenuidade ou a pretensão de reproduzi-lo. Há o desejo de reinvenção do mundo, ou de mundos, através da língua, ou das línguas, ou, ainda, do que não cabe nelas. Há, portanto, a palavra como potência, como abertura de sentidos, mas também como insuficiência, como tentativa”, avalia Marcio Abreu em seu texto de apresentação no livro. 

MARÉ / PROJETO bRASIL inclui ainda ensaios sobre as peças e o trabalho do autor, escritos pela jornalista e crítica de teatro Luciana Eastwood Romagnolli, pela atriz e dramaturga Grace Passô e pela diretora editorial da Cobogó, Isabel Diegues. 

Sobre o autor 

Marcio Abreu é dramaturgo, encenador e ator. Criou e integra a companhia brasileira de teatro. Realiza ações de intercâmbio com artistas do Brasil e da França. Entre seus trabalhos recentes estão Vida (2010), pelo qual recebeu os prêmios Troféu Gralha Azul de melhor texto e direção; Oxigênio (2010), de Ivan Viripaev; Isso te interessa? (2011), de Noëlle Renaude, que lhe rendeu, em 2012, os prêmios APCA e Bravo! de melhor espetáculo do ano e Questão de Crítica de melhor direção; Esta Criança (2012), do francês Joël Pommerat, pelo qual recebeu o prêmio Shell de melhor direção; Nômades (2014); e Krum (2015), de Hanoch Levin, que lhe rendeu os prêmios Shell 2015, Cesgranrio 2015 e Questão de Crítica 2015 de melhor direção. Em 2012, escreveu uma versão de Os três porquinhos para a Comedie Française e foi coautor de A história do rock por Raphaelle Bouchard com a Compagnie Jakart, com a qual também colaborou em Nus, ferozes e antropófagos. Foi nomeado pela Folha de S. Paulo como personalidade de teatro do ano, em 2012. 

Sobre a Cobogó 

Com mais de 30 publicações sobre teatro, a Cobogó é uma das editoras que mais investe em dramaturgia no país e oferece ao leitor a oportunidade de ter bons livros com textos dramáticos ao alcance das mãos. “Em alguns países, como a França e a Argentina, já existe essa prática. A peça entra em cartaz muitas vezes com o livro publicado junto. Por aqui, isso raramente acontece. Nas livrarias do Brasil são encontradas apenas obras de autores consagrados, quando muito. É por isso que estamos fazendo do teatro uma linha de publicação importante da editora”, observa a diretora editorial Isabel Diegues. Em 2012, a Cobogó foi indicada para o Prêmio APTR de Teatro, na categoria Especial, pela publicação da Coleção Dramaturgia. Agora, em 2016, a editora concorre na mesma categoria ao prêmio Questão de Crítica. 

Os últimos livros lançados pela editora na coleção foram Krum (Hanoch Levin), BR-Trans (Silvero Pereira), Caranguejo Overdrive e Cara de Cavalo (de Pedro Kosovski), Garras curvas e um canto sedutor (Danielle Ávila Small), Nômades (Marcio Abreu e Patrick Pessoa) e a série da Cia OmondÉ, de Inez Vianna, formada por Infância, Tiros e Plumas, Os mamutes e Nem mesmo todo oceano. Além disso, a Cobogó lançou em parceria com o órgão Acción Cultural Española (AC/E) e com o TEMPO_FESTIVAL a Coleção Dramaturgia Espanhola, com dez textos de dramaturgos espanhóis contemporâneos traduzidos por importantes diretores teatrais brasileiros. 

Criada em 2008, a Cobogó tem como foco a publicação de livros sobre arte e cultura contemporâneas. Lançou diversos títulos, dentre eles A filosofia de Andy Warhol, de Andy Warhol; Hans Ulrich Obrist – Entrevistas vols. 1 a 6; os panoramas Pintura Brasileira séc. XXI, Desdobramentos da Pintura Brasileira séc. XXI, Fotografia na Arte Brasileira Sec. XXI e Outras Fotografias na Arte Brasileira Sec. XXI, além de monografias de importantes artistas visuais do país, como Adriana Varejão, Iran do Espírito Santo, Mauro Piva e Paulo Monteiro. Além de teatro e artes visuais, a Cobogó também vem publicando livros de dança, moda, música, dentre outras artes. 

Serviço: 

Título: MARÉ / PROJETO bRASIL

Autor: Marcio Abreu

Preço de capa: R$ 30,00

Ano de edição: 2016

Número de páginas: 104

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Add a comment

Paraná e São Paulo ganham novas unidades da Ademilar

Paraná e São Paulo ganham novas unidades da Ademilar

A administradora de consórcio de imóveis chegou a um total de 42 unidades no país 

Dentro do plano de expansão para 2016, a Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário acaba de inaugurar duas unidades de negócio. Ao todo, são agora 42 unidades espalhadas pelo Paraná, por Santa Catarina e São Paulo. 

Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, ganhou um quiosque da Ademilar no piso térreo do Shopping Catuaí Palladium – na mesma cidade, também marca presença no Shopping Mercosul, no Centro. 

O município de Taubaté, em São Paulo, abriu as portas para o primeiro licenciado da administradora paranaense na cidade. A Ademilar entrou com força no estado paulista há cerca de três anos, com filial na capital e unidades de negócio no interior e litoral – Campinas, São Caetano do Sul, São José dos Campos e São Sebastião. A porta de entrada para a atuação em São Paulo, porém, foi há dez anos, com a chegada da marca em Santos. 

Sobre a Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário

A Ademilar foi pioneira no país ao trabalhar especificamente com o consórcio de imóveis. Está entre as dez maiores administradoras do Brasil no segmento, segundo ranking do Banco Central. Atendimento personalizado, de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, e assessoria completa em todas as etapas do processo são os diferenciais da administradora, que tem sedes em Curitiba. 

Unidade de Negócio Taubaté – SP

Rua Dr. Pedro Costa, 483 – loja 2.1 – piso térreo do Centro Empresário Ágata, Centro

Atendimento de segunda a sexta, das 8h30 às 18h, e sábados, das 9h às 12h.

Fone (12) 3413-4100

 

Unidade de Negócio Foz do Iguaçu – Avenida das Cataratas

Avenida das Cataratas, 3.570, Vila Yolanda – quiosque 9188 (piso térreo do Shopping Catuaí Palladium)

 

www.ademilar.com.br 

www.facebook.com/AdemilarConsorcio

www.instagram.com/ademilar

www.twitter.com/ademilar

Add a comment

MATTE CULTURAL no Memorial de Curitiba - dias 9 e 10 de julho

MATTE CULTURAL no Memorial de Curitiba - dias 9 e 10 de julho 

O Paraná está em festa e mais verde do que nunca. Vem aí o MATTE CULTURAL, evento inédito que terá sua 1ª edição nos próximos dias 9 e 10 de Julho no Memorial de Curitiba.

Integrar a cultura paranaense é um dos principais objetivos, utilizando o resgate do ouro verde como pretexto para revirar o passado histórico e resgatar os valores e orgulho desse estado ervateiro que é composto por uma miscelânea de etnias.

O projeto foi idealizado pela agência curitibana FoxPromo, que abre uma nova fase de produções em conjunto com um parceiro de peso, a Baldo, empresa que retrata a vanguarda do setor e ajuda a impulsionar o novo ciclo do mate. A empresa está em um momento especial e aproveita o evento Matte Cultural, para lançar seus chás, novidade que a cidade experimental do Brasil terá o prazer de conhecer.

A intenção é proporcionar um final de semana diferente, misturando arte e entretenimento com uma feira de produtos que exaltam o mate, prezando pela entrada franca para poder receber pessoas de todos os gêneros e classes sociais.

As atrações são voltadas para públicos diversificados, mas sempre enfatizando trabalhos autorais e paranaenses.

O início está marcado para as 12 horas de sábado, com o espaço de gastronomia e bebidas, ao som de muito jazz, e bate-papo com o apresentador Maurício Cruz da Rádio Educativa, apresentando obras do jazz e músicas instrumentais paranaenses. Para encerrar a noite sobe ao palco a Doxology Big Band com um incrível naipe de metais.

O domingo no Centro Histórico já é consagrado pela Feira do Largo da Ordem e as atrações continuam embalando o público regado com muito mate. O Causo é o Seguinte inicia os trabalhos em um musical que conta histórias de Norte ao Sul do país, mas tem seu texto adaptado para poder enfatizar o Paraná. Logo em seguida sobe ao palco o músico João Triska para uma apresentação mais do que especial. Ainda há tempo para música medieval tomar conta do Memorial com a Mandala Folk, seguida pelo folk rock regionalista da Matte Na’Marra. Para encerrar o festival com chave de ouro a Hillbilly Rawhide ecoará seus acordes pelo Largo da Ordem.

A gastronomia do evento é assinada pelo chef Guilherme Guzela, que traz um cardápio recheado com delícias produzidas com mate.

O chef do Bom Gourmet e da Eh Gastronomia também vai dar algumas sugestões para incluir a planta em outras receitas enquanto prepara os lanches.

Além de todo entretenimento o evento traz peças do acervo de importantes museus para exibição no mezanino do Memorial, apresentando materiais do movimento paranista.

E não para por aí! Obras produzidas especialmente para ocasião serão disputadas por colecionadores ao entardecer de domingo em uma espécie de Quem dá mais?

A produção do evento fica por conta de Katia Kalinowski e o coordenador geral é André dos Santos (FoxPromo).

PROGRAMAÇÃO

Exposição – organização de Ângela Zampier

- Linha do Tempo – Museu Paranaense

- Obras de artistas que retratam a erva-mate - MON | Museu Alfredo Andersen

- Litografia – Museu da Gravura Cidade de Curitiba

- Barão do Serro Azul – Núcleo de Mídia e Conhecimento

Quem dá mais? - Obras produzidas especialmente para o Matte Cultural poderão ser compradas ao término do evento. Artistas: Tiago Recchia, Celestino Dimas, Eva Parisi, Claudio Yuge, Fernando Rosenbaum, Eduardo Aguiar, entre outros. 

Feira de Produtos e Serviços – Praça do Iguaçu

Baldo Erva-Mate

Chef Guzela – Eh Gastronomia

Bier Herr – Cerveja Artesanal

Hey Delícias - Sorvete

Apetrechos para Mate (Casa do Chimarrão)

Barbearia (Barbearia 041)

Embrapa (Apoio Institucional)

Roupas, Assessórios, Cosméticos, Chiropatia, Turismo, Souvenirs e muito mais. 

Shows

 

Dia 9 de Julho – sábado

16h – Maurício Cruz – Jazz Paranaense e às 19h30 - Doxology Big Band

 

Dia 10 de Julho – domingo

11h – O Causo é o Seguinte

13h – João Triska | 14h – Mandala Folk | 16h – Matte Na’Marra | 18h - Hillbilly Rawhide

Sobre a FoxPromo

A FoxPromo é uma agência curitibana de marketing promocional e eventos que está no mercado há 10 anos e tem o Matte Cultural como seu primeiro projeto do gênero. A agência já foi vencedora do Top of Mind realizado pelo Promoview e possui escritórios em Curitiba e Londrina.

Sobre a Baldo

Sempre focada em qualidade e inovação, a Baldo teve sua fundação em 1920 e desde o início apostou na magia da erva-mate, investindo na alquimia de seus blends para atender o paladar do consumidor. A empresa tem indústria nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que é sua matriz. A Baldo é referência mundial no mercado da erva-mate e também atua com produção de soja. 

Serviço:

MATTE CULTURAL

Memorial de Curitiba – Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – Centro Histórico de Curitiba

Dia 9 de Julho – sábado das 12h às 21h30

Dia 10 de Julho – domingo das 10h às 19h

Entrada Franca

Add a comment

Escolas do DeRose Method lançam intensivo para julho

Escolas do DeRose Method lançam intensivo para julho

O período de férias em julho é uma ótima oportunidade para mudar os hábitos, buscando alta performance e mais saúde. Estes são alguns preceitos do DeRose Method, proposta cultural e de estilo de vida, que preparou para este mês um intensivo de aulas. De segunda-feira a sábado, com vários horários disponíveis, o aluno poderá praticar quantas vezes quiser.

Com seis unidades em Curitiba, o DeRose Method terá em julho planos a partir de R$ 435. Nos encontros, o aluno pode aproveitar os momentos práticos de técnicas corporais, bem como atividades de convivência com apresentação de conceitos que visam aprimorar boas relações e alta performance. Treinamentos específicos também fazem parte da programação, voltados a foco, força, flexibilidade e expansão da capacidade pulmonar.

Entre as ferramentas utilizadas pelo DeRose Method, estão controle de respiração, mentalizações, aumento da concentração, foco, administração do stress e consciência corporal, entre outros. Todas as unidades contam com bibliotecas e espaços gourmet, que realizam atividades exclusivas para os alunos. 

DeRose Method Curitiba

Unidade Alto da XV – R. Itupava, 601 – (41) 3264-6495

Unidade Batel – Av. Visconde de Guarapuava, 4061 – (41) 3324-2666

Unidade Bom Retiro – R. Nilo Peçanha, 1235 – (41) 3014-6566

Unidade Malachini Dias (Cabral) – R. Campos Sales, 791 – (41) 3252-4036

Unidade Centro Cívico – R. Augusto Severo, 1157 – (41) 3352-6741

Unidade Champagnat (Bigorrilho) – R. Alf. Ângelo Sampaio, 2384 – (41) 3018-2171

Add a comment

#tamojunto mostra uma Curitiba pouco conhecida

#tamojunto mostra uma Curitiba pouco conhecida

Tribuna lança campanha para valorizar iniciativas do bem e valorizar a memória dos bairros da capital paranaense 

A Tribuna, jornal que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), apresenta em sua nova campanha uma Curitiba que a população não conhece. A iniciativa faz parte das ações do posicionamento de comunicação Tamo Junto, adotado neste ano para aliar o protagonismo social e a contribuição que um conteúdo publicado na Tribuna tem na vida de seus leitores. 

As peças assinadas pela Getz trazem personagens descobertos pelos Caçadores de Notícias, que desde 2012 literalmente “caça” pautas sugeridas pela população e que ganham espaço no jornal. “Já mostramos centenas de histórias de protagonistas e pessoas de bem, que transformam sua comunidade”, conta Rafael Tavares, diretor de jornalismo da Tribuna. A campanha valoriza os casos reais e reforça o apoio às iniciativas que geram assuntos positivos no bairro e que dão orgulho aos moradores da região. 

filme traz de forma abrangente e direta curiosidades e peculiaridades de bairros, como o local dos treinos do craque do São 
Braz, a feirinha do Rebouças, a espada Samurai do Cachoeira ou o museu de múmias e a onça pintada que existem em Curitiba.  A proposta é preservar a memória do que já existe no bairro e mostrar o que acontece de bom na comunidade.
 

Para as peças impressas e digitais, a estreia desta nova fase mostra o Museu da Periferia, da Palmira, no Sítio Cercado, que é sinônimo do registro da história da região e de suas 13 vilas. “A Tribuna não é apenas uma fonte de notícias. Queremos ser um guia por associar informação e serviços que impactam diariamente nosso público”, diz Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta do Povo Jornais. 

FICHA TÉCNICA

Cliente: Tribuna

Agência: Getz

Diretor de Criação: César Noda

Head of Art: Victor Keiti

Dir. de Arte: Victor Keiti e Martin Castro

Redator: César Noda

Atendimento: Carolina Ziviani e FHC

RTVC: Leandro Junior e Izabella Franceschi

Arte final: Alexandro Macale e Pablo Gulow 

Produtora: The Youth

Diretor de Cena: Eduardo Lubiazi

Diretor de Fotografia: Yuri Maranhão

Editor/Color Correct: João Machado

Produção Executiva: Carolina Cherobin

Produção de Áudio: Canja

Produção de Trilha: Filipe Resende e Eduardo Karas

Casting e Direção de Voz: Lucas Sfair

Aprovação: Axeu Beluca e Favliano Nascimento

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos