O caso do Hyundai Veloster e a responsabilidade legal das empresas pelo cumprimento da oferta

O caso do Hyundai Veloster e a responsabilidade legal das empresas pelo cumprimento da oferta

Por Rafael Porto Lovato, advogado e sócio do escritório Pironti Advogados

 

Não é atual o problema de empresas que descumprem com aquilo que ofertam aos consumidores. No caso específico do veículo Veloster, fabricado pela empresa Hyundai, muitos dos atuais proprietários adquiriram o veículo e verificaram que os itens entregues são distintos daqueles que constam na publicidade oficial da empresa.

Desde o início da importação do referido modelo, houve grande polêmica que envolve a questão da motorização. A Hyundai CAOA insiste em informar que o veículo possui 140 cavalos de potência, enquanto os testes realizados por revistas especializadas constataram potência entre 120 e 126 cavalos.

Somando-se ao conflito existente no que concerne a motorização, os proprietários notaram, assim que receberam o veículo, que boa parte dos equipamentos que justificavam o seu elevado valor de comercialização não estavam presentes.

Nesse sentido, ao se observar as diferenças existentes entre a publicidade da montadora e os itens de fato presentes, verificam-se várias divergências, por exemplo (i) motor; (ii) kit multimídia; (iii) equipamento de áudio; (iv) iluminação externa, dentre outros.

Faz-se de suma importância esclarecer as ilegalidades decorrentes da veiculação de publicidade enganosa e a possibilidade de que os consumidores venham a exigir o cumprimento da oferta.

Especificamente em relação à publicidade enganosa, o artigo 37, § 1º do Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê: "Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. § 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços".

Além disso, de acordo com o disposto no artigo 20 do CDC, em situações nas quais ocorram ilegalidades decorrentes de publicidade enganosa, o consumidor poderá optar entre o abatimento proporcional do preço ou a devolução da mercadoria com a restituição do valor pago pela mesma.

Ao observar as divergências existentes pela falta de equipamentos, alguns consumidores proprietários do veículo Hyundai Veloster ingressaram com ações indenizatórias a fim de obter o abatimento proporcional do valor indevidamente pago.

As primeiras demandas judiciais sobre o tema foram apreciadas e julgadas pela Turma Recursal do Estado do Paraná e restou determinado que a Hyundai CAOA deve restituir o valor proporcional, condenando a empresa a indenizar os danos morais que foram sofridos pelo proprietário (comprador) do veículo. 

Add a comment

Cantoritiba anuncia programação e inicia venda de ingressos

 

A programação do 3º Festival Internacional de Corais de Curitiba - o CANTORITIBA, foi liberada pelos organizadores nesta terça-feira, 24 de maio, assim como o início da venda de ingressos. O evento, que acontece entre os dias 15 e 24 de julho, reunirá em diversos palcos grupos de canto coral de vários estilos musicais e de todas as regiões do País, envolvendo profissionais e amadores em competições, mostras não competitivas e oficinas de canto e regência.

A abertura oficial está marcada para as 20h do dia 15 de julho, no Memorial de Curitiba.  Durante o evento, as apresentações serão realizadas em diversos locais marcantes de Curitiba, como o Teatro Paiol, Ópera de Arame, Capela Santa Maria, Teatro do Colégio Estadual do Paraná,  Paço da Liberdade e até no Bar do Alemão.

O preço dos ingressos, que podem ser comprados por meio  do site  http://www.diskingressos.com.br/busca/cantoritiba/, é R$ 40,00 com desconto para quem comprar passaporte para todas as apresentações e a partir de quatro ingressos para uma mesma apresentação. Quem comprar as entradas até dia 12 de junho vai  concorrer a um voucher da Serra Verde Passeio Turístico.

Confira a programação completa: 

Apresentações mostra não competitiva com avaliação

 15/07

20h00 - Abertura Oficial do Festival - Memorial de Curitiba

 

16/07

14h00- Categoria Música Popular – Iniciante - Teatro Paiol

Coro Vozes do Som Poente. Coro Celebrai

Coral Harmonia

Madrigal Ever Dream

Coral Boa Vista Projeto Nosso Canto

Coral Algazarra de Vitória ES

Coral Masculino Ottava Bassa

 

20h00 - Categoria Música Popular Avançado - Capela Santa Maria

Coral Cidadão do Amanhã

Coro Oficina de Canto  APA/BNDES

Cia Compasso Musical

Ensemble Projeto Broadway

Coral da AABB-BH

 

 17/07

19h00 - Categoria Música Popular - Iniciante-Teatro Paiol

Coral A Voz de Rosa

Grupo Vocal Licor de Pitanga

Coral Vox Sistema FIEP

Coral Guairacá

Coral Clube da Melhor Idade

Coral Pinheirinho Projeto Nosso Canto

 

Apresentações mostra competitiva

 22/07

20h00 - Abertura Oficial do Festival

Apresentação da Mostra de Resultado da Oficina Canto & Performance

-Teatro do Colégio Estadual do Paraná

 

23/07

16h00 - Categorias Erudita - Capela Santa Maria-Coral da FALE

UFMG

Coral APUSM RS

Coral UFRGS

 

19h00-Categoria Música Popular - Teatro Colégio Estadual do Paraná

Coral Outra Voz

Coral Ítalo-Brasileiro do Circolo Italiano di Joinville

Coral Santo Antonio dos Anjos

Coro  CromaCronos

Madrigal Pange Lingua

Coral Universitário da Unisul

Coral Contratempo

Grupo de MPB da UFPR

 

24/07

19h00 - NOITE DE PREMIAÇÃO

Apresentação especial do espetáculo “Herdeiros” do Coral da UTFPR – Campus Curitiba-Ópera de Arame

 

Palcos Abertos

 

16/07

17h00 - Paço da Liberdade

 

17/07

10h00 - Emissora Rede Evangelizar

10h45 - Memorial de Curitiba

 

18/07

19h00 - Hostel Roma

 

19/07

19h00 - Memorial de Curitiba

21h00 - Bar do Alemão

 

20/07

19h00 - Memorial de Curitiba

20h00 - Arena Digital PUCPR

 

24/07

10h00 - Emissora Rede Evangelizar

10h45 - Ruínas de São Francisco

11h00 - Ópera de Arame

 

Oficinas

 

16/07

9h00 - Oficina Projeção Vocal, Cantando sem usar a garganta - Solar do Barão - Maestro Marcio Medeiros BA

 

18/07 a 21/07

19h00 - Oficina Canto & Performance  e Técnica Vocal em Movimento - Casa Hoffmann-Beatriz de Luca & Alexandre Mousquer

 

19/07

19h00 - Oficina Elementos Básicos para afinação - Memorial de Curitiba - Maestro Samuel Barros

 

20/07

19h00 - Oficina Vocalizes, Dinâmicas e exercícios para melhorar o som do Coro - Memorial de Curitiba - Maestro Samuel Barros

 

23/07

09h00 - Oficina Composição e Regência - Solar do Barão - Maestro Alessandro Sangiorgi – Italia

 

Festas

 

16/07

22h00 - 1ª Festa do Corista - Bar do Alemão

23/07

22h30 - 1ª Festa do Corista-Bar do Alemão

Add a comment

Shopping Mueller recebe ponto de coleta da Campanha do Agasalho

Shopping Mueller recebe ponto de coleta da Campanha do Agasalho

O Mueller será novamente ponto de coleta da campanha Doe Calor da Prefeitura de Curitiba 

A campanha do agasalho de 2016, “Doe Calor”, da Prefeitura de Curitiba, está com postos de coleta espalhados pelo Shopping Mueller nos pisos G1, G2 e ao lado do balcão de estacionamento da Passarela. A arrecadação - que começou no dia 12 de maio, vai até o dia 31 de agosto e tem como objetivo repassar as doações para instituições de abrigamento. 

Em 2015 foram feitos atendimentos a 178.191 pessoas e todas as demandas solicitadas pelos Centros de Referência da Assistência Social foram atendidas. A arrecadação é de roupas, roupas íntimas, cobertores, pares de calçados e luvas de lã. 

Serviço:

Ponto de coleta Doe Calor no Shopping Mueller

LOCAL: Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico – Piso G1, G2 e Passarela.

DATAS: Até 31 de agosto

TELEFONE: 41 3074-1000

INFORMAÇÕES: www.shoppingmueller.com.br

Facebook: www.facebook.com/MuellerCtba

Twitter: twitter.com/muellercwb

Instagram: @muellercwb

Add a comment

Rede Mabu participa de Road Show na Argentina

Rede Mabu participa de Road Show na Argentina 

A partir da próxima segunda-feira (30) até 2 de junho a Rede Mabu Hotéis & Resorts participa de um Road Show na Argentina, promovido peloIguassu Convention & Visitors Bureau. A representante da Rede no evento, Isabela Fagundes, rodará pelas cidades argentinas Córdoba, Rosário e Santa Fé, juntamente com o evento, apresentando a agentes de viagens locais os quatro empreendimentos da Rede no Paraná: o Mabu Thermas Grand Resort e o Mabu Interludium Iguassu Convention em Foz do Iguaçu; e o Mabu Curitiba Business e Mabu Curitiba Express, em Curitiba (PR). 

Um pouco sobre a Rede Mabu

A Rede Mabu Hotéis & Resorts, com experiência de 43 anos no mercado, é formada por quatro empreendimentos: Mabu Thermas Grand Resort e Mabu Interludium Iguassu Convention, em Foz do Iguaçu; Mabu Curitiba Business e Mabu Curitiba Express, em Curitiba. A Rede Mabu investe, constantemente, em qualidade e em medidas socioambientais, apoiando a preservação do meio ambiente e garantindo um contato harmônico entre o homem e a natureza. 

As últimas novidades da rede de hotéis podem ser acessadas pelo site (www.hoteismabu.com.br), pelo Twitter (twitter.com/hoteismabu) e pelo Facebook (www.facebook.com/hoteismabu).

Add a comment

Skol lança a maior promoção de sua história para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Skol lança a maior promoção de sua história para os Jogos Olímpicos Rio 2016 

Marca dará 10 mil prêmios, entre eles muitos ingressos, além de levar 100 sortudos com mais três amigos cada para viver uma experiência épica 

Para comandar as mais badaladas festas do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos, a Skol vai incentivar os “atletas da diversão” com a maior promoção já feita pela marca. Em Delegação Skol, consumidores poderão encontrar mais de 10 mil tampinhas de Skol com prêmios, entre eles 3 mil ingressos para acompanhar de perto os Jogos Rio 2016. Entre os sortudos, 100 deles vão viajar com mais três amigos rumo a Cidade Maravilhosa e viver uma experiência inesquecível. 

Delegação Skol também é maior ação promocional entre todos os patrocinadores do evento. Além dos prêmios, a marca de cerveja vai mostrar como e onde aproveitar os melhores momentos da curtição, com três espaços proprietários que ressaltam toda a experiência da Skol com grandes festivais de música para o mais importante evento esportivo do mundo. 

A Vila Delegação Skol será o principal deles, um espaço para 5 mil pessoas no Museu de Arte Moderna do Rio, às margens da Baía de Guanabara, que durante todos os finais de semana promoverá grandes festas com transmissão dos Jogos, os melhores DJs e atrações.  

Para saber mais sobre a Skol acompanhe: www.skol.com.br/delegacao

Site oficial: www.skol.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/cervejaskol

YouTube: http://www.youtube.com/user/skolweb

Twitter: @skolweb

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos