Voluntários celebram Dia do Contador de História com pacientes hospitalizados

Voluntários celebram Dia do Contador de História com pacientes hospitalizados

Projeto faz parte de Programa Positivo de Voluntariado desenvolvido pelo Instituto Positivo

Em 20 de março comemora-se o Dia do Contador de Histórias. A data é um reconhecimento ao ato que transforma vidas, independente do lado em que a pessoa está, contando ou ouvindo. O projeto Contando e Ouvindo Histórias integra o Programa de Voluntariado desenvolvido pelo Instituto Positivo que, nos últimos três anos, formou mais de 110 voluntários dispostos a contar histórias em hospitais, lares de idosos e casas lares de Curitiba e Região Metropolitana.

A coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo e também voluntária no projeto, Cristiane da Fonseca, explica que o programa busca incentivar colaboradores a se tornarem voluntários e dividirem talentos e habilidades com a comunidade. “Embora a contação de histórias tenha também um aspecto lúdico, por mexer com o imaginário e a criatividade, nosso propósito maior é aliar esses aspectos também ao incentivo à leitura”, complementa.

A ação é desenvolvida em parceria com o Instituto História Viva. Os voluntários, antes de se tornarem contadores, passam por uma capacitação de 10 horas/aula e cursos de reciclagem contínuos. Durante o treinamento, os voluntários aprendem conhecimentos técnicos e práticos de postura de voz e corporal, além de indicações e dicas sobre livros recomendados para cada tipo de público e sugestões de abordagens.

No ambiente hospitalar - O resultado do tratamento e recuperação de pacientes está diretamente ligado ao ambiente hospitalar. “Vários estudos demonstraram que o ‘clima” dentro dos apartamentos e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pode influenciar positiva ou negativamente nos resultados clínicos”, explica a coordenadora de Psicologia do Hospital VITA Curitiba, Raphaella Ropelato.

Por isso, o VITA desenvolve, em parceria com voluntários, projetos voltados ao bem-estar de pacientes e colaboradores. Dentre os projetos de humanização hospitalar estão exposições de artes, visitas de personagens infantis, palhaços, corais, distribuição de kits de pinturas e de atividades como caça-palavras, Sudoku, palavras cruzadas, entre outras ações. Raphaella afirma que oferecer apoio psicológico e disponibilizar atividades que possam ser realizadas dentro deste ambiente têm como objetivo ampliar as estratégias de enfrentamento da doença, manter funções cognitivas e atingir uma resposta de relaxamento.

Contando histórias - Para celebrar o Dia do Contador de História, o Hospital VITA, localizado na Linha Verde, em Curitiba, receberá voluntários do Instituto Positivo, que levarão momentos de descontração aos pacientes e acompanhantes, por meio de histórias. A visita será realizada nesta quinta-feira (17), no período da manhã.   

Sobre o Instituto Positivo

Alinhado à estratégia de sustentabilidade e em consonância com a principal vocação do Grupo Positivo, o Instituto Positivo tem a Educação como foco prioritário. Ele articula e promove iniciativas que contribuam para o aumento da qualidade da educação básica do país, direcionando os seus investimentos para ações sustentáveis e estruturantes. O IP atua por meio de três frentes:Fortalecimento da Gestão Municipal para a Educação, Produção e Disseminação de Conhecimento e Mobilização Social Estruturada.