Você sabia que sua dor de cabeça pode vir da articulação do maxilar?
Disfunções nesta articulação, chamada de temporomandibular, podem trazer além de estalidos, diversos tipos de dores
Barulho ao abrir e fechar a boca próximo ao ouvido, dor, dificuldade na mastigação e cansaço na musculatura da face são algumas das queixas comuns em pessoas que possuem algum problema na chamada articulação temporomandibular (ATM), localizada entre a mandíbula e o crânio.
“É cada vez maior o número de pessoas que sofrem devido as disfunções temporomandibulares (DTM´s), também responsáveis por diversos tipos de dores de cabeça”, explica o Cirurgião Buco-Maxilo-Facial do Hospital IPO, Mohamad Nagi Bou Wadi. Segundo o especialista, as DTM’s também são causadas por estresse que leva o paciente a realizar alguns hábitos nocivos a esta articulação e estruturas anexas, com por exemplo: apertamento dental e ranger os dentes. “Indicamos que, ao identificar os sintomas mais comuns, as pessoas busquem auxílio clínico”, adianta.
De acordo com Wadi, os tratamentos partem dos mais conservadores com a utilização de medicamentos e remoção de maus hábitos até os cirúrgicos, que na atualidade partem dos chamados procedimentos minimamente invasivos, com utilização de vídeo, aqueles que ainda necessitam de cirurgias abertas, como também os extremos, quando já ocorreram alterações significantes nas estruturas dessa articulação, e desta forma precisam da substituição por próteses articulares. “O importante é não permanecer com os sintomas, pois existem soluções para todos esses problemas”, frisa.