Varizes

Varizes

Um problema que se desencadeia conforme a circulação sanguínea, mas que já tem ótimos tratamentos estéticos que são orientados por médicos especialistas. 

Uma coisa que incomoda muito grande parte das mulheres são manchas e marcas que surgem no corpo ao longo do tempo. A idade vai chegando, o nosso porte atlético muda e as vezes até mesmo a genética corrobora para que isso aconteça conforme o tempo passa.                                               

As varizes por exemplo surgem conforme a sobrecarga no corpo, mas elas têm tendências genéticas. Existem meninas que já começam a se incomodar com isso muito cedo, mas também existem mulheres que conforme o peso na coluna acabam ficando com essas veias mais dilatadas e aparentes no corpo.                                                                                                            

De acordo com o médico especialista em cirurgia vascular da clínica Senz, Alfredo Ayres Bittencourt, já é genética a pré disposição, mas com certeza o peso da coluna líquida estar sempre na vertical é o que mais influencia o problema.  “A pessoa já nasce com a fragilidade das veias e essas veias são suscetíveis a sobrecarga do dia-a-dia. Tudo isso é relacionado a velocidade baixa da circulação sanguínea, e quando você tem esse problema, você vai trata-lo limando-o”, explica.                                                        

Para o doutor, não basta apenas uma técnica para acabar com varizes e varicoses. Geralmente, se faz uma associação de técnicas porque as veias são diferentes. “Tem uma que é muito grossa para fazer com injeção, tem aquela que é muito funda para fazer com laser, e tem outra que é muito pequena para fazer com cirurgia, então a gente tenta associar todas as técnicas”, detalha. E como não tem como reestruturar a veia por ela ser frágil e já ter sido dilatada, não tem como fazer ela voltar ao normal. Portanto “existem medicamentos que são só para sintomatologia. No caso, eles não resolvem o problema em si”, finaliza.                                                                          

De acordo com a fisioterapeuta e responsável pela Senz, Caroline Scoz, existem várias técnicas na clínica que podem ser utilizadas para resolver o problema. Mas, antes disso, o paciente deve ser avaliado por um médico especialista para ele saber quais são as associações de técnicas ideais para o caso dele.  “É muito importante que o paciente passe por uma consulta para entender o que ele tem, antes de tratar as varizes. Aqui na Senz, nós tratamos o problema de base, que é a doença, para depois tratar o problema estético que são as varizes e varicoses”, esclarece.                           

Um dos tratamentos de sucesso que garante um ótimo resultado e está sendo muito eficaz, é o laser Starlux. “Ele é quase indolor, é muito mais rápido e vai dar uma resposta a longo prazo muito melhor para o paciente”, conta. De acordo com Scoz, em média são cinco sessões para ter um grande resultado, e o laser pode ser associado a outras técnicas como a escleroterapia, que é outra opção de tratamento, os medicamentos e também exercícios físicos.                                                                                               

Segundo o doutor Bittencourt, a atividade física é ainda mais essencial para as pessoas que tem problema de circulação sanguínea. Então, a dica para quem tem a pré disposição e ainda fica muito tempo ou em pé ou na mesma posição, é que a pessoa circule, faça um exercício e procure um tratamento para evitar qualquer complicação.  

Serviço:

CLÍNICA SENZ

Endereço: Rua Nicaragua, 847, Bacacheri       

Horário de atendimento: das 8h às 18h       

Contato: (41) 3408-1997