Vacinar as crianças contra a gripe ajuda a combater o contágio em adultos

Vacinar as crianças contra a gripe ajuda a combater o contágio em adultos 

A vacinação é um dos fatores mais importantes para a prevenção da gripe em adultos e crianças 

As crianças, nesta época do ano, são muito expostas ao vírus da gripe, pois elas convivem, diariamente, em grupos nas escolas, creches, clubes, transporte escolar e público, além de outros locais de aglomeração, o que as deixa mais suscetíveis ao contágio. Além disso, tornam-se disseminadoras da doença também entre os adultos. 

A Sociedade Brasileira de Pediatria destaca que as crianças em idade escolar, durante o período sazonal da gripe, são muito suscetíveis a contrair o vírus da gripe e bactérias que causam infecção de vias aéreas. Por isso, é importante redobrar os cuidados com os pequenos. “A vacinação é um dos fatores mais importantes para a prevenção do vírus da gripe em adultos e crianças e a vacina quadrivalente, oferecida por algumas clínicas particulares e de acordo com a Organização Mundial de Saúde e Anvisa, protege contra os vírus A/H1N1, A/H3N2, B/Brisbane e B/Phuket, os principais causadores de surtos de gripe no mundo. Quando o corpo entra em contato com um vírus, pode ou não desenvolver a doença, mas iniciará a produção de anticorpos contra o microrganismo o que pode tornar o indivíduo imune a esta doença no futuro”, explica a pediatra Myrna Campagnoli, do Laboratório Frischmann Aisengart. 

Segundo a médica, a vacinação permite que o organismo se prepare para combater bactérias e vírus que causam doenças graves, como alguns tipos de gripe, sendo indispensável para a prevenção ou pelo menos, amenização da doença. Por isso, é fundamental estar atento ao calendário de vacinação na rede pública de Saúde, de acordo com a faixa etária das crianças e, também, buscar a vacina nas unidades particulares. “A vacinação é imprescindível no combate aos surtos da doença, que chega com força nos períodos mais frios do ano”, alerta. 

A gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível, e causada, principalmente, pelo vírus influenza, que se dissemina por via aérea, por meio de gotículas ou pequenas partículas comumente expelidas durante a tosse ou espirro. “Hoje a gripe é causada, principalmente, por 4 cepas do vírus influenza, e o impacto nos grupos de alto risco, como crianças, gestantes e idosos pode ser muito sério. Crianças menores de dois anos e idosos com mais de 65 anos são os que possuem maior risco de apresentarem complicações da doença”, explica. 

Vacina no Laboratório Frischmann Aisengart 

A vacina quadrivalente contra a gripe estará em breve disponível no Laboratório Frischmann Aisengart. Ela protege contra as infecções causadas pelo vírus influenza, e sua composição é definida pela Organização Mundial de Saúde. Devido à curta duração de sua proteção - aproximadamente 1 ano - e à possibilidade de mudança da composição, deve-se tomar a vacina da gripe anualmente. Mais informações: http://www.labfa.com.br/