Urban style é reconstruído pelas tendências de Primavera/Verão 2016-17
Pátio Batel Fashion Walk apresenta o novo esporte minimal e as composições sofisticadas das listras, grafismos e dos materiais naturais
O sol está mais próximo do hemisfério sul e as temperaturas começam a subir. Sempre se reinventando, a moda chega às estações mais quentes do ano dando um novo espírito ao urban style. Na passarela do Pátio Batel Fashion Walk, as composições mostram que o belo é reinventar: listras, grafismos bold e materiais naturais voltam a reinar em composições com modelagens leves e estruturadas. O esporte minimal, agora aliado à sofisticação, chega dando versatilidade e conforto às produções. Na cartela de cores, os tons sóbrios ganham ainda mais riqueza ao serem mesclados com a vivacidade dos tons de rosa, mostarda, azul e laranja.
Listras e grafismos
Entre as tendências que poderão ser vistas na passarela estão as listras e o grafismos bold. De acordo com Lucas Boccalão, editor assistente de moda da Harper’s Bazaar, revista responsável pela curadoria fashion do Pátio Batel Fashion Walk, as listras têm um poder especial de causar impacto visual dinâmico na produção. “Elas e os grafismos compostos por blocos de cor são dois dos maiores recursos que os estilistas escolheram para decorar as peças neste verão”, observa.
Entre os destaques, estão as listras clássicas com influências náuticas, formadas por recortes, filetes de tecidos e bordadas. A grande novidade são as composições estampadas, que aparecem em tons complementares. Durante os desfiles, será possível observar composições de peças nas cores rosa, laranja e marinho, por exemplo, e ainda laranja, marinho e branco. Misturas que vão encantar o público.
Esporte minimal
Outra tendência que veio para ficar é o esporte minimal. “Os cortes da alfataria combinam muito com a estética minimalista do esporte e das roupas de performance. Exemplos de silhuetas contemporâneas, que unem esses dois universos, são uma camisa ampla e comprida sobre um legging ou calça de corrida”, explica Boccalão. As composições são pensadas com base na cartela de cores sóbrias, como preto, branco e marinho, e tem acentos de cores vivas, como o amarelo, mostarda e laranja.
Materiais naturais
O artesanal e o artesanato nunca estiveram tão na moda. Durante a primavera/verão 2016-2017, o moderno será compor looks dando destaque para peças com materiais naturais. “Túnicas de palha de seda, maiôs e casacos de macramê ou os ricos bordados de contas e aplicações 3D tão característicos da moda brasileira e que estarão muito presentes nas próximas estações”, diz o stylist. A ideia é combinar peças construídas com técnicas manuais e matéria-prima natural para criar looks sofisticados e com fôlego para a cidade.