Unimed Laboratório recebe novo lote de vacina contra gripe

Unimed Laboratório recebe novo lote de vacina contra gripe

Paraná já confirmou a primeira morte em decorrência da doença 

É crescente a busca pela vacina contra a gripe. A Secretaria de Estado da Saúde confirmou a primeira morte por gripe no Paraná em 2017. A vítima tinha 79 anos, morava em Maringá e faleceu no mês de fevereiro em decorrência da Influenza B. A campanha de vacinação contra a gripe na rede pública de saúde começou no dia 17 de abril e vai até 26 de maio, mas na rede privada ela já está disponível. Quem se antecipou e fez a reserva na Unimed Laboratório, já tomou a vacina. “Agora começamos uma nova etapa, com mais um lote para ampliar o atendimento. Além dos usuários dos planos de saúde Unimed, o laboratório atende ao público em geral”, revela Milton Zymberg, superintendente da Unimed Laboratório, em Curitiba. 

Em 10 dias de campanha, a Megaunidade da Unimed Laboratório aplicou cerca de 500 vacinas contra gripe. A maioria delas em mulheres (59%). A faixa etária de maior procura está entre os 31 e 60 anos de idade (51%), tanto para homens quanto para mulheres, principalmente porque esse público não é contemplado com a vacina na rede pública. 16% dos vacinados na Unimed Laboratório possuem até 10 anos, 20% tem de 11 a 30 anos e 12% está acima de 61 anos.  

Seguindo a nova recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Unimed Laboratório oferece a vacina contra a gripe com uma nova cepa do vírus Influenza A/H1N1. “Existem inúmeros tipos de vírus influenza A e B e, a cada ano, a OMS recomenda o tipo de vírus que deverá ser contemplado na vacina. Além disso, a Unimed Laboratório trabalha com a vacina tetravalente, que protege contra a gripe A/H1N1, A/H3N3 e dois tipos (cepas) B. A vacina oferecida pelo governo ainda é a trivalente, com apenas uma cepa B. Estima-se que 25% das gripes sejam causadas pelo vírus B e, por isso, essa proteção é tão importante”, explica Jaime Rocha, infectologista da Unimed Laboratório. 

Em 2016, o Paraná contabilizou 1078 casos de gripe H1N1, com 217 mortes. A vacinação contra a gripe apresenta até 90% de eficácia, tem efeitos protetores com duração de 8 a 12 meses, os quais não iniciam imediatamente após a vacinação, mas depois de 2 a 4 semanas. O médico reforça que o mais importante é tomar a vacina e que ambas, tanto a trivalente quanto a tetravalente, são seguras. “Quem tomou a vacina no ano passado deve se vacinar novamente neste ano.” 

A vacina não possui vírus vivos, ou seja, não causa gripe, e é recomendada anualmente para todas as pessoas com idade superior a seis meses de idade, que não apresentem alergia comprovada. 

Serviço:

Vacina contra a contra a gripe H1N1

Preço: R$ 110 a dose. Consulte os descontos para clientes Unimed e pacientes do Sinam.

http://www.unimedlab.com.br/vacinagripe2017

Unimed Laboratório | Megaunidade

Avenida Iguaçu, 1815, Água verde, Curitiba/PR

Telefone: (41) 3021.5252