União, juventude e experiência é a aposta da nova diretoria da APEP para a gestão 2016-2018

União, juventude e experiência é a aposta da nova diretoria da APEP para a gestão 2016-2018

Sob a presidência de Eroulths Cortiano Junior, nova diretoria e Conselho Fiscal assumem administração da entidade para os próximos dois anos

Um grupo formado por várias gerações de procuradores do Estado. Essa é a receita da nova diretoria da Associação dos Procuradores do Estado do Paraná - APEP para fazer uma boa administração no biênio 2016-2018. Unir a experiência dos profissionais mais antigos com os ideais inovadores dos mais jovens, todos os diretores trabalhando pela união de seus associados em defesa dos interesses em comum, sobretudo pelo cumprimento das prerrogativas profissionais e pela valorização da profissão. Essa é a principal proposta da nova diretoria que tomou posse no final de novembro, em solenidade na sede da entidade.

"A composição dessa diretoria reúne todas as gerações de procuradores. Pretendemos com isso mesclar a juventude da experiência com a experiência da juventude, essa será a marca da nossa gestão", afirmou o novo presidente da APEP, Eroulths Cortiano Junior. "O Brasil passa por uma transformação e tempos difíceis exigem remédios amargos, mas precisamos cuidar para que esses remédios não matem o próprio doente. Teremos grandes desafios a enfrentar, como a urgente autonomia da profissão, especialmente financeira com remuneração digna que faça jus à importância do nosso trabalho, a importância da carreira de apoio e a eterna luta acerca da faculdade da advocacia privada", enfatizou.

"A cada gestão a APEP vem melhorando e a mais imediata, da presidente Cristina Leitão, foi sem dúvida inigualável. A nova diretoria continuará atenta aos problemas institucionais, aos problemas de prerrogativas, aos problemas do Estado, porque é inadmissível que um procurador seja multado pelo descumprimento de uma ordem judicial ou processado criminalmente por um parecer jurídico, sendo meramente um represente do Estado", ponderou.

"A diretoria estará atenta, sobretudo, em retomar os laços afetivos que sempre uniram a classe de procuradores em busca de melhorias, porque são esses laços que dão sentido à nossa vida profissional e pessoal. É uma honra fazer parte desta diretoria maravilhosa que me acompanhará nesses próximos anos, juntamente com os demais diretores que ainda serão nomeados. Não podemos deixar de agradecer a todos que votaram e apoiaram a escolha dessa diretoria. Pretendemos e prometemos não decepcioná-los", disse o presidente empossado.

Nova diretoria

Além do presidente Eroulths Cortiano Junior, integram a nova diretoria Carolina Lucena Schussel (1ª vice-presidente), Divanil Mancini (2º vice-presidente), Weslei Vendruscolo (1º tesoureiro), Dayana de Carvalho Uhdre (2ª tesoureira), Loriane Leisli Azeredo (1ª secretária) e Stefânia Basso (2ª secretária). Integram o Conselho Fiscal como membros titulares Alexandre Barbosa da Silva, Norberto Castilho e José Anacleto Abduch Santos. Como membros suplentes Ana Cláudia Bento Graf e Eduardo Moreira Lima Rodrigues de Castro. O representante da APEP no Conselho de Administração do FAS-APEP é Roberto Altheim.

Balanço e agradecimentos

Em seu discurso, a presidente da APEP - gestão 2014-2016 - destacou a atuação da diretoria nos últimos dois anos e fez um balanço das principais conquistas. "Quero falar de gente e de feitos. Feitos dessa gente que compõe a diretoria que agora sai para abrir caminho para a renovação necessária à dinâmica de uma associação repleta de escopos, mas que foram peças imprescindíveis ao desenvolvimento do nosso trabalho associativo", ressaltou Cristina Leitão.

"Nosso trabalho foi incansável, extraindo forças de nossa união para seguir em frente, lutando pelos ideais de uma carreira tão apaixonante como é a de procurador do Estado, ideais de autonomia financeira e orçamentária, ideais de respeito e reforço às prerrogativas, ideais de ética e comprometimento", lembrou.

"Agradeço imensamente todos os meus diretores e todas as pessoas que apoiaram a associação na condução desta gestão. Finalizo meu discurso citando um pensamento da poetiza Cora Coralina. ‘A verdadeira coragem é ir atrás de seu sonho, mesmo quando todos dizem que ele é impossível’", concluiu.

Reforma da sede

Durante a cerimônia de posse, a presidente Cristina Leitão anunciou a fixação de placa que simboliza a inauguração das obras de reforma da sede. "Compatibilizamos nossa sede com as exigências legais e humanas de acessibilidade, através de projeto extremamente adequado. A rampa de acessibilidade passou a garantir um fluxo isonômico de todas as pessoas. As demais melhorias na fachada também valorizaram o imóvel", garantiu Cristina Leitão.

Reconhecimento nacional

Representando a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF - ANAPE, o 1º vice-presidente, Telmo Lemes Filho, disse que a presença da entidade nacional que representa a classe na posse da nova diretoria da APEP era imprescindível por três motivos. "Primeiro, para fazer o registro de agradecimento da associação nacional a Cristina Leitão e a sua diretoria, pela importante atuação em âmbito nacional, assim como já vinha acontecendo nas gestões anteriores com as presidentes aqui presentes Vera, Isabela e Eunice", afirmou.

"Segundo, para fazer um apelo aos colegas. Estamos vendo que muitas questões estaduais estão sendo nacionalizadas. O atual momento do país exige muita seriedade, muito trabalho e muita união. Teremos muitas questões a enfrentar no Congresso Nacional nestes próximos anos. Precisamos de uma atuação forte, presente e permanente em Brasília, com apoio de todas as unidades da federação para obter êxito, como já vem acontecendo, no processo de defesa das procuradorias, das nossas prerrogativas, ameaçadas cotidianamente, e na luta pela nossa autonomia", impetrou.

"E terceiro para desejar ao Eroulths e sua diretoria uma excelente gestão à frente da APEP. O sucesso da gestão é o sucesso dos colegas, é o sucesso da sociedade a qual representam. A ANAPE está a inteira disposição de vocês. Vamos caminhar juntos nessa empreitada", finalizou o vice-presidente da ANAPE, Telmo Lemes Filho.

Procuradoria

Em nome do procurador-geral do Estado, Paulo Rosso, o diretor-geral Joel Samways Neto transmitiu a mensagem da PGE-PR à nova diretoria. "Estar aqui hoje me fez lembrar um período, num ato de posse de colegas, quando a associação tinha 13 anos. Embora tivesse pouca idade, era uma adolescente de olhar firme que sabia o que esperava no futuro. Hoje, com 37 anos, prossegue sua caminhada a passos largos, primando por cumprir seus objetivos institucionais e de fortalecimento dos laços entre os procuradores", afirmou.

"Temos certeza que nosso colega Eroulths Cortiano Junior vai continuar esse trabalho, vai engrandecer cada vez mais nossa associação e fortalecer o laço fraterno entre todos os colegas, pois remamos juntos para a mesma direção, em busca de nossa independência e fortalecimento institucional. Desejamos que Deus ilumine, que abençoe a nova diretoria para que tenha um desempenho grandioso na continuidade dos trabalhos da nossa associação", completou Joel Samways Neto.

Prestígio

Além de dezenas de associados e das ex-presidentes da APEP, Eunice Fumagalli Martins e Scheer, Isabela Martins Ramos, Vera Grace Paranaguá Cunha e Marisa Zandonai, a cerimônia foi prestigiada por diretores de diversas entidades representativas. Representando a ANAPE, além do 1º vice-presidente Telmo Lemes Filho, esteve presente o secretário-geral Bruno Hazan, coordenador geral do Movimento Nacional pela Advocacia Pública e presidente da Associação dos Procuradores do Rio de Janeiro. Pela OAB Paraná, a secretária-geral e procuradora municipal Marilena Winter; o secretário-geral adjunto Alexandre Quadros e o procurador-geral da Seccional, Andrey Salmazo Poubel. Pela Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), a vice-presidente Daniela Ballão Ernlund, o diretor tesoureiro Alessandro Panasolo e o diretor José Carlos Dias Neto. Pela Associação Paranaense dos Juízes Federais - APAJUFE, a presidente Patricia Helena Daher Lopes Panasolo. Pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Paraná - ADEPAR, a presidente Thaísa Oliveira.