Tutu Sapatilhas dá início ao plano de exportação
Marca curitibana, que já está sendo vendida em lojas na Áustria, mira o mercado externo
Sempre de olho na inovação dos seus produtos e nas tendências de mercado, a Tutu Ateliê de Sapatilhas deu início em 2015 ao plano de exportação. As sapatilhas, oxfords e botinhas da marca curitibana já estão em duas lojas Fuerstin Marwar nas cidades de Viena e Salzburgo, na Áustria.
O projeto teve início no ano passado, quando a marca foi apresentada em um evento de moda no Castelo de Schönbrunn, em Viena. De lá para cá, contou com o intermédio de um representante local e apoio técnico do Peiex – Projeto Extensão Industrial Exportador do governo federal. “Nosso produto foi muito bem aceito na Europa e resolvemos fazer um teste começando com esses dois pontos de venda na Áustria”, conta Gustavo Krelling, sócio da Tutu.
O Peiex é um projeto gratuito que atende pequenas e médias empresas com interesse na exportação. A seleção é feita mediante inscrição pelo site. “Quando chegamos na Tutu, identificamos um potencial exportador na marca e percebemos um grande interesse e vontade por parte dos empreendedores”, conta Laura Del Bosco Cunha Karas, técnica extensionista do Peix. Além de intermediar reuniões com empresa trading, a técnica orientou os gestores da Tutu a respeito dos trâmites legais de importação via Correios.
No caso da Tutu não houve a necessidade de adaptação do produto para a exportação. Porém, Laura aconselha que o empresário estruture a empresa antes de partir para esta etapa. “Com a crise, tem aumentado o interesse pelas exportações. O empresário chega com uma expectativa muito grande, porém há um processo para passar antes de iniciar as exportações”, explica Laura.
No ano passado, 200 empresas foram atendidas pelo Peix e a expectativa é que outras 200 sejam atendidas em 2016.
A Tutu comemora o seu primeiro pedido de exportação e já está planejando os próximos pedidos. Com câmbio do dólar favorável, a marca agora mira em outros países. “Nosso foco continua sendo o mercado nacional. Por enquanto, a exportação é um braço da empresa. Neste momento queremos colocar o produto da Tutu em pequenas boutiques, que têm a ver com o estilo da marca”, conta Gustavo.
Sobre a Tutu
Do mundo do balé para os pés urbanos, a marca especializada Tutu Ateliê de Sapatilhas uniu delicadeza à praticidade ao focar no calçado característico da indumentária de dança. O figurinista Gustavo Krelling e designer Fabiana Montalvão se conheceram ainda na faculdade e de bons amigos se tornaram sócios na empreitada. As vendas começaram no meio on-line, mas logo ganharam espaço físico. Localizada na Praça da Espanha, uma das regiões mais nobres de Curitiba, a loja de rua da Tutu, inaugurada em agosto de 2014, encanta com uma decoração inspirada no estilo shabby chic misturado com o colonial brasileiro. A referência segue a linguagem artesanal das sapatilhas da marca, que levam o selo Feito à Mão. Equilibradas por um saltinho de um centímetro feito de madeira, são produzidas em couro legítimo com um cordão ajustável, proporcionando maior conforto. A marca tem uma grade de numeração diferenciada que vai do 33 ao 42. Sitewww.tutusapatilhas.com.br
Tutu Ateliê de Sapatilhas
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1.211 C, Batel Soho, fones (41) 3311-1530 e (41)3203-5260