Tuberculose ainda é uma realidade no Brasil

Tuberculose ainda é uma realidade no Brasil 

24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e lembra que quatro mil pessoas morrem todos os anos no país por causa da doença 

Uma doença que muitos pensam estar erradicada no país, mas que continua matando aproximadamente quatro mil pessoas todos os anos: esta é a tuberculose. E no próximo dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. 

O pneumologista do Hospital Angelina Caron, Irinei Melek, lembra que cada paciente com a doença, sem tratamento, pode infectar em média de dez a quinze pessoas por ano. “Países com maiores índices de pobreza e má distribuição de renda, condições sanitárias precárias e desnutrição são multiplicadores da doença. E, infelizmente, o Brasil ainda faz parte desta lista”, comenta. 

O especialista reforça que alguns pacientes não apresentam nenhum sintoma ou possuem sintomas comuns às doenças do cotidiano, acabam retardando o diagnóstico. “A tuberculose pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e levar entre três e quatro meses para evoluir. Ou seja, quem está infectado pode não desconfiar que seja portador da doença e transmitir para outras pessoas”, explica. 

A doença 

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). 

Grupos de risco 

Pessoas com AIDS, alcoólatras, dependentes de drogas, desnutridos, diabéticos, fumantes, idosos doentes ou com insuficiência renal crônica são mais propensos a contrair a tuberculose. 

Brasil e o mundo 

Estima-se que cerca de um terço da população mundial esteja infectada pelo bacilo causador da doença. Em torno de 9,6 milhões de pessoas adoecem e 1,5 milhões morrem a cada ano. O Brasil está entre os 22 países em número de casos de tuberculose e que, juntos, concentram cerca de 80% da doença no mundo. No último ano, foram cerca de 60 mil casos novos da doença no país. 

Transmissão 

A transmissão da tuberculose é direta (de pessoa a pessoa), onde a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. Fatores como má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou imunidade reduzida, também favorecem a infecção pela doença. 

Tratamento 

O tratamento da tuberculose à base de antibióticos é 100% eficaz e exige o acompanhamento de médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde. A cura da doença leva seis meses e o tratamento deve ser seguido à risca durante todo o período. 

Dados: Ministério da Saúde

 

Sobre o Hospital Angelina Caron 

O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Recebe, anualmente, mais de 350 mil pacientes de todo o país, dos quais 95% pertencem ao SUS. Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.  O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 250 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos. Mais informações no sitehttp://www.hospitalangelinacaron.com.br