Tribuna estreia site e consolida modelo multiplataforma

Tribuna estreia site e consolida modelo multiplataforma

Site responsivo e de fácil navegação segue linha editorial do impresso e quer ampliar ainda mais o contato com os leitores 

A Tribuna, que integra o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), lançou nesta semana o site www.tribunapr.com.br para complementar o jornalismo impresso de quase 60 anos e estar 24 horas por dia com seu leitor. Com notícias de qualidade, credibilidade e uma linha editorial bem definida, intimamente ligada à população de Curitiba e região, a Tribuna estreia um site de navegação fácil e rápida, que valoriza o conteúdo multimídia, com fotos e vídeos nas matérias, além de ter sido criado com a proposta social de compartilhamento ou comentário já na chamada da matéria. 

Baseado no conceito “mobile first” que prioriza as funcionalidades em dispositivos móveis, o site chega para consolidar o modelo multiplataforma adotado pela Unidade Jornais do GRPCOM. O site é responsivo, se adapta a qualquer tamanho e formato da tela, seja computador, notebook, tablet ou celular. Luciano Justino da Silva, diretor da Tribuna, explica que o foco é fazer com que a Tribuna esteja onde o leitor está e no dispositivo que ele prefere consumir notícia. 

Com o propósito editorial de ajudar o leitor a ser protagonista na sua comunidade e contribuir para a transformação da região onde vive, a Tribuna fortalece essa linha no digital. “Se no papel descrevemos a fala de um personagem, nos meios digitais colocamos ele ao vivo e em cores dando sua opinião. Dentro dos nossos propósitos editoriais, queremos aumentar ainda mais o espaço e contato com nossos protagonistas, que são os cidadãos e as boas histórias dos bairros de Curitiba”, diz Rafael Tavares, diretor de redação da Tribuna. 

O site segue a linha editorial do veículo impresso. Tavares explica que há três editorias principais: Notícias, De Letra e +POP. Dentro de Notícias, existem as categorias Curitiba e região, Paraná, Brasil, Mundo, Política e Economia. Em De Letra, o leitor encontra Destaques, Atlético, Coritiba, Paraná Clube e tabelas do Campeonato Brasileiro – séries A e B. Na editoria +POP, que trata do mundo das celebridades, famosos e cultura, também é possível consultar o horóscopo. As áreas de horário de ônibus e página com indicadores lotéricos são novidades. 

Mais visibilidade e melhores resultados

Para os anunciantes, as possibilidades se ampliam. Segundo dados da Métrica Única de Audiência, a Tribuna possui 1,6 milhão de leitores em todas as plataformas. O gerente comercial da Tribuna, Claudio Túlio, destaca que as soluções de mídia da Tribuna são multiplataforma. “Com a junção da audiência impressa e digital, temos um público potencial enorme. Nossa expectativa é conseguir mais parceiros no segmento publicitário, que podem ter mais visibilidade e melhores resultados com os novos formatos de mídia no site da Tribuna”. 

Áreas especiais

Uma das novidades do site é a área Painel do Crime, que traz estatísticas detalhadas e matérias sobre ocorrências contra a vida na Grande Curitiba. O blog dos Caçadores de Notícias, que foi a primeira experiência da Tribuna no ambiente digital, permanece trazendo histórias, demandas, serviços e iniciativas comunitárias nos bairros de Curitiba e região metropolitana. Suas reportagens são destacadas na home da Tribuna, que também tem um link para o projeto Caça-Buracos, que mapeia locais problemáticos enviados pelos leitores. Nos próximos meses, a Tribuna vai lançar seu aplicativo, que tem a interação como grande diferencial.