Terceira Idade busca o intercâmbio cada vez com mais frequência
Muitos defendem que a vida começa aos quarenta e para realizar sonhos não tem idade
A imagem de avós sentadas bordando ou fazendo deliciosos quitutes para os netos está cada vez mais presente apenas nas páginas dos livros de Monteiro Lobato, por exemplo. Segundo a Pesquisa Selo Belta 2016, o número de brasileiros da Terceira Idade que antes buscavam intercâmbio e opções de estudo fora do Brasil, passou de 2,4% em 2012 para 7,7% em 2015. Também sabe-se que o processo natural de envelhecimento não é mais um fator impeditivo para atividades cotidianas de um adulto de qualquer idade. Afinal, cada vez mais as pessoas cuidam da saúde e chegam à terceira idade muito bem, podendo e buscando aproveitar essa nova etapa de vida.
Análises demográficas apontam que as pessoas estão sabendo envelhecer e as projeções para o Brasil – sempre considerado como um país jovem – indicam que, em 2050, o percentual de pessoas com sessenta anos ou mais atingirá 23% da população total, o que significa um crescimento em relação aos 9% atuais segundo a ONU, 1999. "Sabemos que a busca por conhecimento não tem idade e por isso mesmo estamos muito felizes com o aumento dessa demanda por intercâmbio para os mais velhos. Foi um crescimento muito significativo e devemos à globalização, afinal o que antes era apenas um sonho, hoje é uma realidade para essas pessoas que buscam aproveitar a aposentadoria de forma produtiva e prazerosa. E muitos deles não tiveram a chance de realizar um intercâmbio quando adolescentes, por isso sonham com essa oportunidade", explica Roberta Salles, diretora da World Study Curitiba.
Quem tem o sonho de estudar no exterior não precisa nada além de planejamento e um bom programa de intercâmbio, e isso uma agência de confiança pode oferecer e criar para o viajante. Não importa a língua (inglês, francês, espanhol), nem o nível de conhecimento (básico, intermediário ou avançado) há uma infinidade de destinos e possibilidades com programações especiais. Além de cuidar de todo o processo de matrícula e escolha de acomodações, a World Study ainda disponibiliza outras vantagens e facilidades aos acadêmicos, sejam eles de qualquer idade. “Na World Study Curitiba cada pessoa pode escolher o programa mais adequado aos seus interesses e necessidades e viajar com um programa de intercâmbio personalizado”, destaca Roberta Salles.
Vale a pena ainda lembrar a importância de buscar agências de confiança que oferecem intercâmbio. "Ter a chancela do selo Belta é muito importante para que os clientes possam viajam em segurança. Tendo a garantia que o trabalho oferecido tem credibilidade no Brasil e no exterior, e que os parceiros internacionais são de qualidade e confiança. Dessa forma, o dinheiro do programa será um investimento seguro e com retorno na educação, carreira e principalmente na vida", complementa Roberta.
Sobre a World Study
A World Study foi fundada em Curitiba há 23 anos, por um grupo de pessoas apaixonadas por intercâmbio. A marca World Study se fortaleceu e abriu escritórios em todo o Brasil, contando hoje com 38 escritórios no total. Somente em Curitiba são cerca de 300 alunos que participam de intercâmbios todos os anos. Os programas são os mais variados entre cursos de inglês para todas as idades, programas para famílias, High School, programas de Graduação e Pós-Graduação, cursos técnicos, cursos de estudos e trabalho, cursos de trabalho remunerado nas férias, programas de mochilão, entre outras opções.
Serviço:
World Study
Avenida Sete de Setembro 4698 - Sala 208 - CEP 80.240-000 - Batel - Curitiba/PR
(41) 3779-3536