Teliana Pereira e russa campeã juvenil de Wimbledon jogam no Graciosa
Uma das principais tenistas do país, Teliana Pereira é um dos destaques confirmados da etapa de abertura do Circuito Feminino Future de Tênis, que desembarca em Curitiba a partir de 24 de fevereiro para disputas nas quadras de saibro do Graciosa Country Club. Além dela, grandes destaques internacionais também entram na disputa. Uma delas é a russa Anastasia Potapova, de apenas 15 anos, que é a atual campeã juvenil de Wimbledon e lidera o ranking mundial até 18 anos da Federação Internacional.
Com a escolha do tradicional clube para a primeira etapa da competição, Teliana terá a chance de largar jogando em casa. Com o apoio da torcida e familiares, busca recuperar a boa forma com a qual chegou até a posição número 43 do mundo. Ela viveu seu grande momento em 2015, quando conquistou dois títulos de nível WTA e entrou para a faixa das 50 primeiras do ranking. Na última temporada, no entanto, sofreu a pressão de defender os resultados. A presença em Curitiba tem como meta recuperar a confiança, reiniciar a escalada no ranking e curtir a rara oportunidade de jogar perto de seus amigos e familiares. Ela é a única brasileira garantida na competição sem necessitar disputar a fase qualificatória.
Promessa russa
Maior promessa do sempre forte tênis feminino russo, Anastasia Potapova também foi semifinalista de Roland Garros do ano passado, além de ter vencido o Japan Open e alcançado as quartas do US Open. Com todo esse sucesso, ela optou por tentar o circuito profissional em 2017. Curitiba será apenas o segundo torneio de nível 'challenger' que a garota disputará.
A etapa inaugural do Circuito Feminino terá também a presença da atual top 100 do ranking, a russa Irina Khromacheca, que conquistou justamente no Circuito seu primeiro título da carreira, em Ribeirão Preto, há seis anos. Suas principais adversárias serão a búlgara Isabella Shinikova, 134ª colocada, e a holandesa Cindy Burger, 137º.
Sobre o circuito
Realizado seguidamente desde 2011 em importantes centros do tênis nacional, o Circuito Feminino Future de Tênis realizará sua sétima edição com a meta de dar oportunidade às brasileiras. "Parte do salto de qualidade do tênis feminino brasileiro dos últimos anos veio com a série de torneios que estão sendo promovidos no país", afirma o promotor do Circuito, o ex-profissional Ricardo Camargo. "Além de poder dar o primeiro impulso a suas carreiras dentro de casa, com um custo muito mais acessível, ainda permite a nossas meninas um grande intercâmbio com as mais diferentes escolas".
O Circuito Feminino Future de Tênis é apresentado pelo Itaú através da Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte/Governo Federal e tem o apoio da Rede. A realização é do Instituto Esperança do Amanhã. O circuito tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e das Federação Paulista e Paranaense de Tênis. O site oficial é o www.circuitotenisfeminino.com.