SÓ ATÉ QUINTA: Natal da Praça Santos Andrade conta os primeiros milagres do menino Jesus
Tradicional Auto de Natal tem apresentações até esta quinta-feira com espetáculo “Jesus Menino” e narração do Papai Noel
Até o dia 22 de dezembro, curitibanos e turistas poderão conferir um dos mais tradicionais espetáculos de Natal de Curitiba, o Auto de Natal da Praça Santos Andrade, que acontece há 11 anos. Este ano o evento conta um pouco sobre a história da infância de Jesus e seus primeiros milagres em peça criada e dirigida por João Luiz Fiani. As apresentações acontecem sempre às 20h, e são narradas por um personagem mais que especial, o Papai Noel. A realização é da CANAL/mkt e Ministério da Cultura.
Diferente dos últimos anos, a escolha foi um espetáculo épico e, por este motivo, o palco mudou de posição, tendo a fachada histórica da Universidade Federal do Paraná como parte principal do cenário. O elenco conta com 30 artistas do grupo Peripécia Teatro que cantam, interpretam e dançam. A produção e cenografia é de Daniel Marques. As apresentações são gratuitas.
AUTO DE NATAL JESUS MENINO
Em um grande palco em frente à sede histórica da Universidade Federal do Paraná, o grande elenco da companhia Peripécia Teatro irá contar a história da infância do menino Jesus, passando também pela anunciação do Anjo de Deus, a visitação dos Três Reis Magos e a perseguição de Herodes às crianças judias.
“A fonte de pesquisa para contar essa magnífica história, foram obviamente os evangelhos, mas não apenas os tradicionais. Estudei a fundo o conhecido Evangelho da Infância de Jesus, de São Tomé Israelita, que conta passagens belíssimas e nos mostra um menino Jesus humano, que tinha coleguinhas, que brincava, que ia à escola, enfim, um humano como nós. Isso me despertou grande interesse e a vontade imediata de dividir com o público essa história por meio de um grande espetáculo”, conta João Luiz Fiani, autor e diretor do espetáculo.
Além do texto de Fiani, seis canções especialmente compostas pelo diretor musical Marcyo Luz, complementam a narrativa da história. “Pensamos em cada detalhe, o cenário, os figurinos, as músicas as coreografias, enfim, tudo, para que pudéssemos contar essa história tão bonita, com todas as suas peculiaridades, buscando a fidelidade de época, sem perder a pureza da história”, explica Thati Moraes, que assina a direção de produção da peça.
O Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e Supermercados Condor apresentam o Natal de Curitiba. Uma realização CANAL/mkt, Provopar Estadual, Ministério da Cultura – Governo Federal: Ordem e Progresso. Tem o patrocínio da Compagás, Fomento Paraná e Consórcio Servopa, com apoio do Instituto Municipal de Turismo, Provopar Estadual, Hélcio Kronberg, Potencial Petróleo e da Universidade Federal do Paraná. Promoção das rádios Ouro Verde FM, Caiobá FM e Difusora FM.
Serviço
Natal de Curitiba da Praça Santos Andrade
Datas: até 22 de dezembro
Horário: 20h
Local: Praça Santos Andrade