Sicredi celebra 10 anos do programa Trator Solidário
Governo do Paraná realiza cerimônia de entrega do veículo 10 mil, no Palácio Iguaçu
Na última quarta-feira, 29 de junho, foi realizada a entrega do trator de número 10 mil do programa Trator Solidário, que liga produtores rurais e fabricantes de tratores por meio de agentes financeiros como o Sicredi, por exemplo. O evento foi realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba (PR), e contou com a presença do Governador do Paraná, Beto Richa, do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, além de representantes das instituições envolvidas com o programa.
A solenidade entregou as chaves de tratores para 13 produtores rurais, entre eles, três associados do Sicredi. O produtor Celton Adriano Scariot, de São Miguel do Iguaçu (PR), recebeu as chaves de uma colhedora. Laurindo Jose Heck, de Missal (PR), e Ari Jorge Engelmann, de Maripá (PR), também receberam seus tratores na solenidade. Os três foram categóricos ao afirmar que o maquinário veio em boa hora, para ajudar na rotina e no aumento da capacidade produtiva de suas propriedades.
De acordo com o diretor executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohmé, o programa é um meio para incentivar o processo de inovação tecnológica no campo. “É com muito orgulho que o Sicredi participa do Trator Solidário, que auxilia os produtores rurais, principalmente os que participam dos programas de agricultura familiar, a adquirir máquinas agrícolas de alta tecnologia. Estamos dispostos a continuar apoiando nossos associados e estimulando a produtividade do agronegócio paranaense”, afirmou.
O programa Trator Solidário é realizado há 10 anos pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná e entidades parceiras. Os tratores são financiados com preços entre 15% e 20% abaixo dos praticados nas revendas, tornando a compra mais acessível para pequenos agricultores. Em média, são entregues mil tratores por ano, sendo que o governo estima chegar a marca de 12 mil até 2018, o que beneficia a qualidade de vida das famílias e aumento da capacidade produtiva do Estado.