RPC apresenta pesquisa inédita sobre como um comercial pode dar melhores resultados
Os resultados serão apresentados para o mercado publicitário de Curitiba na quarta-feira (20)
Entre as questões que pairam sobre o mercado publicitário estão as relacionadas às produções de comerciais. Será que anúncios produzidos com qualidade dão mais resultado? Produções bem-feitas dão mais retorno para o anunciante? E afinal, o que é qualidade? As respostas dessas perguntas compõem o resultado de uma pesquisa inédita sobre campanhas publicitárias realizada pela RPC, empresa do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e afiliada à Globo no Paraná.
O diretor de marketing da RPC, Marcos Franco, e o coordenador de pesquisa e informações da RPC, Fábio Medeiros, vão apresentar os resultados para o mercado em Curitiba na quarta-feira, dia 20 de julho. Depois haverá um painel para debate com Thiago Biazetto, diretor do Clube de Criatividade do Paraná, e Felipe Zétola, presidente do Grupo de Mídia. O mesmo conteúdo já rodou o Paraná durante o 6º Workshop de Criação Publicitária do GRPCOM.
“Como seu comercial pode vender mais?”
A emissora queria descobrir quais elementos de um filme publicitário que fazem com que ele desperte desejo, crie uma imagem confiável da empresa, gere relacionamento do consumidor com a marca e, é claro, concretize uma venda. “Pela primeira vez conseguimos demonstrar de forma estatística como campanhas publicitárias podem ser mais eficazes e trazer melhores resultados”, conta Franco.
Para definir quais seriam os indicadores de qualidade de um filme publicitário, um comitê formado por 12 profissionais do mercado (agências, produtoras e anunciantes) debateu e estabeleceu um conjunto de 14 indicadores, que depois foram validados através de uma pesquisa feita com mais de 144 profissionais de todo o Estado. Eles elencaram os sete principais atributos de um vídeo de sucesso: ideia criativa (que obteve a maior indicação como atributo mais importante com 35% das respostas), depois vieram foco no que está sendo vendido ou comunicado, linguagem atualizada e adequada ao público, roteiro, exposição clara dos benefícios, direção cuidadosa e fotografia. “Por si só esses atributos já são um grande trunfo da pesquisa, pois ter um olhar para esses indicadores nos dá a oportunidade de melhorar uma campanha”, conta Franco.
Definidos os indicadores, 44 profissionais assistiram a uma série de vídeos do setor de calçados e de materiais de construção, avaliando-os com notas de acordo com os atributos para dividi-los em bem e mal avaliados. O próximo desafio seria verificar se os vídeos melhor avaliados de fato trariam impactos mais positivos sobre os telespectadores. Para isso, a Diferencial Pesquisa de Mercado, parceira no projeto, foi à campo para ouvir 600 consumidores que assistiram aos vídeos e responderam perguntas quanto à propensão de compra, atendimento, qualidade da loja, se recomendariam aquele lugar e se comprariam lá.
Após assistir aos comerciais, os consumidores eram apresentados a dois produtos genéricos (luminária branca e sapato social preto). Ao considerar quanto pagariam em cada um, nos dois casos, o valor percebido no comercial melhor avaliado era maior: 10% no caso do material de construção e 35% maior no caso do sapato. “No entanto, quando perguntado se considerava aquele produto caro, a diferença percentual entre um filme e outro não acompanha o atributo de valor. Ou seja, o consumidor acha que o produto de um bom comercial vale mais e está disposto a pagar por isso”, explica Franco.
Em todos os critérios os vídeos bem avaliados se destacaram. No caso de materiais de construção, por exemplo, 61% dos consumidores que viram o vídeo melhor classificado disseram que comprariam a luminária apresentada. Esse percentual foi 14% maior quando comparado com àqueles consumidores que assistiram ao filme menor classificado. Isto mostra que investir em qualidade de produção pode aumentar o fluxo de pessoas dispostas a ir à loja.
No setor de calçados, o filme melhor avaliado ganhou a maior nota entre os profissionais e teve um desempenho ainda melhor entre os consumidores. Foram 31% dos respondentes dizendo que “com certeza” iriam àquela loja comprar o sapato apresentado na pesquisa, o dobro de pessoas em relação ao vídeo de menor qualidade, o que confirmou a tese de que investir em qualidade de produção gera um desejo maior de compra.
Desta forma, investir em produção de filmes publicitários pode ser também uma estratégia para elevar o valor do produto visando aumentar também o retorno. Além disso, o estudo conclui que uma campanha de qualidade, que considere atributos importantes em sua criação, não só eleva a percepção de valor do que é anunciado, como constrói uma imagem de marca mais sólida.
SOBRE A RPC
A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para toda a população do Paraná. Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo e Tribuna, o portal de notícias ParanáOnline, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.