Rodrigo Santoro, Zac Efron e Olivia Munn estrelam curta de animação, #SaveRalph, em campanha global da Humane Society International pela proibição do teste de cosméticos em animais

 

 

 

Rodrigo Santoro, Zac Efron e Olivia Munn estrelam curta de animação, #SaveRalph, em campanha global da Humane Society International pela proibição do teste de cosméticos em animais

Taika Waititi, Ricky Gervais, Pom Klementieff, Maggie Q e outras celebridades apoiam a campanha

Cineastas e estrelas do cinema de Hollywood uniram forças com a Humane Society International (HSI) na produção de um poderoso curta-metragem de animação stop-motion, o #SaveRalph, para pedir o fim dos testes de cosméticos em animais ao redor do planeta. Embora proibida em 40 países, a prática é completamente legal na maioria dos lugares e está, inclusive, voltando em algumas regiões, submetendo milhares de animais ao sofrimento e morte desnecessários.

Taika Waititi, Ricky Gervais, Zac Efron, Olivia Munn, Pom Klementieff, Tricia Helfer e outros grandes nomes estão juntos para ajudar a HSI a mudar este cenário, emprestando suas vozes ao filme #SaveRalph, que tem como objetivo lançar luz sobre o sofrimento suportado pelos animais e envolver consumidores e políticos na missão e banir a prática. O roteirista e diretor Spencer Susser (Hesher e O Rei do Show) e o produtor Jeff Vespa (Voices of Parkland) se associaram ao estúdio Arch Model, do grande criador de marionetes, Andy Gent, na produção que trouxe à vida o personagem Ralph. A versão brasileira foi dublada por Rodrigo Santoro e o filme conta ainda com uma mensagem se apoio de Maggie Q.

"Quando recebi o convite, fiquei impactado com o depoimento do Ralph. Depois, soube do envolvimento de artistas tão sérios pelo mundo com o projeto. Pra mim, foi uma honra contribuir com uma causa tão importante. Não percam – e vamos à reflexão!", diz Rodrigo Santoro.

https://business.facebook.com/HSIEndAnimalTesting/videos/163569628975500/

Segundo Jeffrey Flocken, presidente da Humane Society International: “#SaveRalph é um alerta de que os animais ainda estão sofrendo na indústria de cosméticos e que é tempo de parar. Hoje temos uma oferta abundante de produtos confiáveis que são livres de testes em animais e com abordagens que garantem sua confiabilidade. Não existe mais desculpa para fazermos animais como Ralph sofrerem para que a indústria possa testar seus ingredientes”, acredita.

O filme apresenta a campanha da HSI a partir do coelho falante Ralph, dublado por Rodrigo Santoro, sendo entrevistado enquanto vai para sua rotina diária de trabalho como cobaia em um laboratório toxicológico. A campanha da HSI, #SaveRalph, aborda a questão perturbadora do teste em animais de forma original e inesperada, usando a história de um coelho para evidenciar a situação de incontáveis coelhos e outros animais que estão sofrendo neste exato momento em laboratórios ao redor do mundo. O filme envolve os espectadores para que todos possam se engajar e ajudar a banir os testes em animais de uma vez por todas.

De acordo com Antoniana Ottoni, Relações governamentais da HSI no Brasil, “a discussão a respeito do banimento dos testes de cosméticos em animais já dura quase 10 anos no Brasil. Nós recrutamos Ralph como nosso porta-voz para ajudar essas leis a ultrapassarem a linha de chegada. E líderes da indústria, como Lush, Unilever, P&G, L’Oréal e Avon estão trabalhando conosco para reforçar que mais nenhum animal precise sofrer ou morrer por conta de testes de cosméticos. Agora, nós convocamos todos os Senadores para votar urgentemente pela lei PLC 70/2014 e pôr um fim nessas práticas cruéis e desnecessárias”.

Nossa campanha é focada em 16 países prioritários, incluindo Brasil, Canadá, Chile, México, África do Sul e 10 nações do sudoeste asiático. Nossas organizações parceiras são Humane Society dos Estados Unidos e Humane Society Fundo Legislativo, focada em legislação americana. Nós também estamos levantando lugares que já estão com a proibição em vigor, como na Europa, onde autoridades estão tentando explorar uma brecha legal para pedir novos testes em animais para ingredientes em cosméticos, de acordo com a legislação química. #SaveRalph irá iluminar esses países, levando-os em direção ao futuro livre de crueldade animal que o público e os consumidores esperam.

O curta-metragem e materiais educacionais sobre o status atual de testes em animais e uma petição para exigir que as autoridades brasileiras apoiem as medidas propostas pela campanha #LiberteSeDaCrueldade, pela proibição de testes cosméticos em animais e a venda de cosméticos testados desta forma, estão disponíveis agora em: hsi.org/Ralph.

Alguns fatos sobre testes em animais

• Em algumas partes do mundo, coelhos como Ralph estão amarrados pelo pescoço, tendo produtos cosméticos e seus ingredientes sendo pigados em seus olhos e na pele raspada de suas costas. Porquinhos da índia e ratos têm químicos espalhados em suas peles raspadas ou orelhas. Nenhum desses animais recebem alívio de dor e todos são mortos no final.

• Os testes em animais para cosméticos foram oficialmente banidos em 40 países. A HSI e seus parceiros foram fundamentais para a proibição na Índia, Taiwan, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Guatemala, Austrália e 10 estados do Brasil. Testes também foram proibidos na Turquia, Israel, Noruega, Islândia, na Suíça e nos seguintes estados americanos: California, Illinois, Nevada e Virginia. Outros cinco estados norte-americanos – Nova Jersey, Maryland, Ilha de Rhode e Nova York – agora estão considerando projetos de leis para acabar com testes cosméticos em animais, e o projeto de lei federal chamado Humane Cosmetics Act foi antecipado para ser reintroduzido no congresso este ano.

• A União Europeia baniu todos os testes de cosméticos em animais em 2013. Este celebrado precedente está sendo minado pela European Chemicals Agency, que exige das companhias novos testes em animais de químicos usados exclusivamente em cosméticos. Saiba mais aqui.

• Mais de 2000 marcas cruelty-free estão disponíveis no mundo, incluindo Lush, Garnier, Dove, Herbal Essences e H&M. Essas companhias fabricam produtos confiáveis usando ingredientes com um histórico de segurança e modernas ferramentas de avaliação sem crueldade animal. Não existe ainda um guia global de compras, mas a HSI reconhece como recursos uteis os seguintes conteúdos: LeapingBunny.org, BeautyWithoutBunnies, Logical Harmony, ChooseCrueltyFree e Te Protejo .

• A HSI alerta que mesmo cosméticos cruelty-free estarão em perigo se a legislação continuar exigindo novos testes em animais para ingredientes químicos usados exclusivamente em cosméticos. Esse o motivo pelo qual a campanha #SaveRalph prioriza a proibição de testes e uma defesa robusta.

• Além de buscar proibições legislativas, HSI e seus parceiros estão colaborando para o desenvolvimento de um programa de avaliação de segurança sem crueldade animal. O objetivo é dar suporte a pequenas companhias e autoridades governamentais que fazem a transição de teste em animais para métodos de última geração – que não usam animais, estão prontamente disponíveis e são melhores para garantir a segurança humana que atuais testes em animais.

Sobre Humane Society International

Presente em mais de 50 países, a Humane Society International trabalha ao redor do planeta promovendo o vínculo humano-animal, resgatando e protegendo cães e gatos, melhorando condições dos animais em fazendas, protegendo a vida selvagem, promovendo testes e pesquisas para liberdade animal, respondendo a desastres naturais e combatendo a crueldade animal em todas as suas formas. Saiba mais em hsi.org/Ralph.