Relações públicas em grandes eventos: uma expertise rara
A Lide Multimídia, agência de comunicação estratégica de Curitiba, completa 23 anos de atuação no segmento
Semanas de preparação, protocolos rígidos, esquemas de segurança, relacionamento com imprensa, presença de público VIP e de multidões, além de uma infinidade de prestadores de serviço indo e vindo. Esses são apenas alguns dos fatores que tornam a prestação de serviço de relações públicas para um grande evento um trabalho fora do comum. A Lide Multimídia, agência de comunicação estratégica de Curitiba, realiza relações públicas de grandes eventos desde a sua criação, em junho de 1993.
"Boa parte dos grandes eventos que passaram por Curitiba, também passaram pela Lide", conta a sócia-diretora da agência, Moema Zuccherelli, que em seu currículo pessoal também carrega experiências inéditas, como ter sido coordenadora internacional de comunicação do musical Grease, da Broadway, em sua passagem pelo Brasil em 1999.
Recentemente, a Lide Multimídia participou da estratégia e operacionalização de relações públicas do evento realizado pelo Ultimate Fighting Championship (UFC) em Curitiba, em maio deste ano. O UFC 198 entrou para a história do MMA por ter sido a maior edição do evento no Brasil e a terceira maior em todo o mundo. O público, de 45 mil pessoas, foi apenas um dos grandes números envolvidos na organização. A pesagem, realizada na véspera, trouxe 15 mil fãs ao local do evento. E, de acordo com o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (CTur), 20 mil turistas estiveram em Curitiba para o UFC 198, gerando um impacto de R$ 45 milhões na economia.
Os números, noticiados na imprensa, dão noção da proporção do evento. "Eventos com esta escala possuem protocolos específicos, que devem ser criteriosamente seguidos em todas as etapas e ações que envolvem sua produção", conta Ricardo Voigt, sócio da Lide e líder da equipe da agência no atendimento ao UFC 198. Segundo ele, esse tipo de trabalho envolve uma adaptação total do time a procedimentos especiais do segmento e da marca, além da capacidade de reagir estrategicamente diante de imprevistos, de barreiras idiomáticas, culturais e comportamentais - no caso dos eventos internacionais - e de necessidades especiais do cliente. Em abril deste ano, Voigt também coordenou a equipe da agência no planejamento e atendimento da terceira edição do Warung Day Festival, evento de música eletrônica que reuniu cerca de 10 mil pessoas, DJ´s internacionais e jornalistas brasileiro e estrangeiros na Pedreira Paulo Leminski, na capital paranaense.
Além de grandes eventos que reúnem multidão, a Lide é expert no atendimento de eventos de longa duração. Há 17 anos a agência atende a Casa Cor Paraná, que fica em cartaz por mais um mês e envolve alta circulação de pessoas, demandas diárias de imprensa, um intenso trabalho de captação de imagens e o gerenciamento de mais de uma centena de marcas envolvidas (por edição), cada uma com suas diretrizes de divulgação e posicionamento. "O sucesso desse tipo de evento está ligado a um trabalho de articulação e aproximação junto a todos os profissionais e empresas envolvidos - que são muitos. Sem essa harmonização da estratégia, é praticamente impossível executar ações mais robustas de relações públicas", afirma Paula Batista, sócia da Lide e responsável pelo atendimento da Casa Cor Paraná.
"O fato é que, quando falamos de grandes eventos, estamos falando de trabalhos únicos. Cada um com suas especificidades de planejamento. Não há uma fórmula de atendimento. O caminho a seguir é a confiança no know-how da agência e no preparo da equipe de atendimento - além, claro, de um briefing perfeito", finaliza Moema, lembrando de outros grandes eventos que contaram com o trabalho da Lide Multimídia ao longo de sua história, tais como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, Lupaluna, shows de Zélia Duncan e Nenhum de Nós, Parada Truck, Happy Holli, Vivo Open Air, Paixão de Cristo do Grupo Lanteri e muitos outros.
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