Recuperação semestral
O semestre está chegando ao fim. O que para muitos alunos é uma alegria - e sinônimo de férias - para os que estão com notas baixas pode ser desesperador. Seja por falta de atenção ou por dificuldade em absorver todo o conteúdo durante as aulas, alguns estudantes chegam ao final do semestre com o boletim vermelho. A saída é a recuperação. "Aqui no Brasil, a visão negativa sobre a recuperação é muito forte. Mas ela deve ser encarada como uma oportunidade de melhoria, uma nova chance de aprender aquilo que passou. Cada um tem o seu ritmo e nem todos utilizam as mesmas estratégias cognitivas durante esse processo", explica Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora da Escola Atuação.
Para que o aluno consiga se sair bem, escola e família precisam fazer um esforço conjunto em busca da melhor solução possível. Como o jovem tem necessidade se sentir seguro e acolhido para que a resposta na aprendizagem seja positiva, o momento não pode envolver brigas ou punições. "Todos têm sua parcela de culpa, mas o foco é o estudo. O aluno deve deixar um pouco de lado o lazer e as brincadeiras para rever os conteúdos abordados em sala, pesquisar, fazer atividades, lições e até mesmo participar de grupos de estudos", conta a psicopedagoga.
Enquanto cabe à família assegurar que o aluno revise e estude as matérias em casa, além de acompanhar todo o processo junto à escola - até mesmo para verificar se ela ofereceu todo o suporte necessário para o estudante, a instituição precisa checar se o aluno ficou em recuperação por falta de comprometimento com os estudos ou se ele possui alguma dificuldade na disciplina. "A escola precisa contar com um atendimento diferenciado para esse jovem e ainda investigar se ele possui alguma dificuldade de aprendizagem, como dislexia e déficit de atenção, que podem comprometer o rendimento escolar".
Dicas:
- Escolha um espaço calmo, tranquilo e longe de distrações para ser o cantinho dos estudos.
- Separe uma hora por dia para revisar os conteúdos.
- Peça ajuda para professores, pais e colegas que têm facilidade com a disciplina
- Mantenha a calma e se concentre nos estudos. O desespero e a ansiedade só atrapalham.
- Durma bem. Uma boa noite de sono ajuda na memorização e na fixação dos conteúdos.
- Os pais devem apoiar os filhos e organizar sua agenda de estudos.