Realidade virtual chega a colégio de Curitiba

Realidade virtual chega a colégio de Curitiba 

Turma do 6º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Positivo Junior participa de aula experimental com óculos de realidade virtual e resultado surpreende alunos e professores

Cerca de 35 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Positivo Junior tiveram uma experiência diferente durante a aula: participaram de um projeto piloto com a solução de realidade virtual Na Real Educação Imersiva, que une conteúdos especiais, vídeos em 360 graus e óculos de realidade virtual, e é oferecida pela Positivo Informática Tecnologia Educacional. A aula experimental foi sobre dengue e envolveu atividades dinâmicas e práticas, além do uso dos óculos de realidade virtual. “O vídeo em 360º chamou muito a atenção dos alunos. Notamos que eles assimilaram melhor o conteúdo e elogiaram a qualidade do material. Foi uma aula completamente diferente, onde os participantes questionaram muito mais e absorveram melhor o conteúdo”, disse o professor Alexandre Passoni Ferreira.

Outro professor que também acompanhou a aula, Zenylton de Abreu Cerqueira, nunca tinha usado óculos de realidade virtual e comentou a experiência: “Gostei muito. Nós ficamos mais próximos das cenas e isso causa um impacto muito maior. Eu, por exemplo, fiquei procurando os pontos onde o mosquito deposita os seus ovos”, em referência às cenas vistas na solução.

Recém-lançada pela Positivo Informática Tecnologia Educacional, a solução Na Real Educação Imersiva é composta por 10 aulas dinâmicas, desenvolvidas para proporcionar aos alunos uma experiência imersiva e de impacto, com um app exclusivo e vídeos de até 5 minutos sobre temas relevantes e atuais, como consumo, poluição, mobilidade urbana, saneamento básico, drogas, etc.

Para Rebeca Berger Barbalat, diretora de Marketing da Positivo Informática Tecnologia Educacional, o projeto piloto rendeu ótimos resultados. “A realidade virtual é uma tendência em vários segmentos com diversas aplicações e na educação cumpre muito bem o papel de levar o aluno a vivenciar algo ainda pouco explorado em sala de aula. É uma solução que trata de assuntos da atualidade de maneira dinâmica e oferece uma experiência de aprendizado completa. É muito gratificante saber que o Na Real Educação Imersiva foi muito bem aproveitado pela turma do Colégio Positivo Junior e pelos professores”, afirma. 

Depoimento dos alunos:

“Muito legal o vídeo. Encontrei os focos da dengue no potinho do cachorro, no chão.” Kauan Henrique Berezoski – 10 anos. 

“A melhor parte do vídeo é que ensina como prevenir a dengue. Você sai da realidade e aprende ao mesmo tempo.’’ Bernardo – 11 anos. 

“A aula ficou mais legal. Fica mais fácil de entender a matéria porque o vídeo é bem realista.” Anita de Pina Amorim – 11 anos. 

“Seria bom usar óculos de realidade virtual na sala de aula, inclusive nas aulas no pátio. Achei o vídeo bem real e criativo. Teve um momento que achei que estava voando junto com o mosquito.“ Roberto Hu Ming Kang – 11 anos.