Professores visitam novos alunos em casa para ajudar na adaptação escolar

Professores visitam novos alunos em casa para ajudar na adaptação escolar 

Medo, angústia, insegurança, ansiedade e muito choro. Na primeira vez em que uma criança vai à escola, ela se depara com um ambiente desconhecido, pessoas diferentes e uma nova rotina. Por isso, esse tipo de reação é normal. "O pequeno terá que aprender a dividir seu tempo, seus pertences e, principalmente, as atenções.  É um período importante e de muitas transformações, então o processo de adaptação precisa contemplar todas essas mudanças", explica Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora da Escola Atuação. 

Por isso, a fase de adaptação dos novos alunos - que irão frequentar a escola pela primeira vez na vida - já começou na instituição. Durante a última semana de férias, as professoras do Maternal I - acompanhadas pela coordenadora pedagógica da Educação Infantil - visitam a casa de todas as crianças, conversam e tiram algumas fotos. No primeiro dia de aula, as imagens reveladas estão na sala e servem como uma referência emocional para os alunos. "O objetivo é facilitar a adaptação. A própria professora que vai ficar com a criança o ano todo faz essa visita e dá início a um diálogo amigável. Cria-se uma proximidade entre família e escola e o pequeno sente que existe a mesma atenção que ele tem em casa .A professora entra no ambiente dela e vira referência também”, explica Esther.

Muitas vezes, segundo a psicopedagoga, quem mais sofre são os pais. Por isso, é muito importante que a adaptação envolva toda a família. O ideal é que os pais levem a criança para a escola alguns dias antes do início das aulas, para que ela já se acostume com o ambiente. A Atuação, por exemplo, recomenda que a criança participe da colônia de férias para se habituar ao espaço e às pessoas. Em caso de choro ou negação, os pais precisam se impor. "A família deve continuar trazendo a criança da mesma forma. Vai doer, mas vendo os pais seguros e confiantes, o pequeno vai se sentir à vontade para criar novos vínculos, brincar, se divertir e aprender".

Através da visita das professoras, a escola conseguiu tornar o processo de adaptação mais tranquilo. “Antes, a adaptação demorava entre um mês e um mês e meio. Hoje, em 15 dias a criança entra na escola sem chorar”, revela a diretora, que também considera todo esse processo muito vantajoso para os pais, que sentem-se mais seguros em relação à escola, principalmente quando são pais de primeira viagem. 

Visitas agendadas nas casas das famílias:

27/01(quarta-feira) - 8h e s 9h

28/01(quinta-feira) - 9h, 10h e 11h