Presidente da Apajufe defende valorização da magistratura em discurso de posse

Presidente da Apajufe defende valorização da magistratura em discurso de posse

Patrícia H. Daher Lopes Panasolo, primeira juíza federal eleita para presidir a entidade, argumenta que a sociedade precisa de juízes capacitados, independentes e imparciais

Ao tomar posse como presidente da Apajufe - Associação Paranaense dos Juízes Federais, em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (29/02), na sede da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba, Patrícia H. Daher Lopes Panasolo afirmou que tem ciência da grande responsabilidade que os novos dirigentes assumem e garantiu que dará continuidade à luta pela valorização da magistratura. "A democracia precisa de juízes fortes e independentes, e a sociedade clama constantemente por prestação jurisdicional eficiente e justa". De acordo com seu pensamento, a justiça somente existe quando temos juízes que a praticam. "Juízes capacitados, independentes e imparciais".

A juíza Patrícia é a primeira presidente eleita da história da Apajufe, e substitui o juiz Anderson Furlan, que esteve à frente da instituição entre 2014 e 2016. Em seu discurso de posse, ela fez questão de lembrar que dados do Conselho Nacional de Justiça demonstram que a participação da mulher na carreira da magistratura não é na mesma proporção que a do homem. E citou as palavras da primeira presidente do Superior Tribunal Militar, ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha: "A ampliação da participação das mulheres nos espaços públicos e privados é condição para o aperfeiçoamento da cidadania. Afinal, uma democracia sem mulheres é uma democracia incompleta". 

Aplaudida pelos presentes, a juíza frisou que a Apajufe manterá a luta pela instalação e implantação do TRF do Paraná, reivindicação de toda a sociedade paranaense, defendida por suas lideranças de todas as áreas, e que apoiará as políticas e estratégias de combate à corrupção para fortalecer a sociedade. Integram ainda a nova direção os juízes federais: Nicolau Konkel Junior (vice-presidente), Alessandra Anginski Cotosky (diretora financeira e de patrimônio), Vicente de Paula Ataíde Junior (diretor de assuntos jurídicos), Márcia Vogel Vidal de Oliveira (diretora social e cultural), Richard Rodrigues Ambrosio (diretor de relações institucionais), Pedro Pimenta Bossi (diretor de assuntos legislativos), Edilberto Barbosa Clementino (diretor de benefícios e do interior), André Wasilewski Duszczak (diretor de esportes), Bianca Georgia Cruz Arenhart (diretora da Escola da Magistratura Federal do Paraná) e Fabricio Bittencourt da Cruz (vice-diretor da Escola da Magistratura Federal do Paraná).

Presentes à solenidade

Dentre as autoridades presentes à cerimônia os ministros do STJ - Superior Tribunal de Justiça Sérgio Kukina e Néfi Cordeiro; o presidente do TRF4 - Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Luiz Fernando Penteado; a diretora do foro da Seção Judiciária do Paraná, Gisele Lemke; o presidente da Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil, Antônio César Bochenek; a vice-governadora Cida Borghetti; o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet e o secretário-geral adjunto da OAB Paraná, Alexandre de Quadros.

A cerimônia foi conduzida pelo juiz Anderson Furlan que fez um balanço de sua gestão. Segundo ele, durante dois anos, ao lado do propósito efetivo e dedicado de servir e atender aos associados, esteve sempre presente o intransigível vetor da democratização da gestão, transparência total e respeito aos princípios e valores da instituição. Citou como exemplos o intenso e comprometido trabalho voltado para a defesa dos direitos e prerrogativas dos associados, e a virtualização da Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE/PR), que seguirá sob a direção de Bianca Arenhart Munhoz da Cunha.

O ministro Kukina, do STJ, desejou sucesso à nova diretoria da Apajufe e afirmou que tem certeza de que a Associação continuará sendo um canal legitimamente constituído para conduzir e defender os interesses dos juízes federais. 

A vice-governadora Cida Borghetti elogiou a humildade e determinação da juíza Patrícia. Parabenizou toda a diretoria, declarando que acredita que a nova gestão manterá o compromisso de valorizar o trabalho dos magistrados brasileiros.

O prefeito Fruet se colocou à disposição dos dirigentes e afirmou que o judiciário paranaense vive um momento desafiador e tem convicção de que a Apajufe pela clareza, transparência e amadurecimento de suas ações tem condições de apontar os melhores rumos.