Prepare-se para as provas de Inglês dos vestibulares

Prepare-se para as provas de Inglês dos vestibulares 

Os candidatos aos principais concursos vestibulares do Paraná estão intensificando os estudos na reta final antes das provas. Mas não são apenas as disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia que merecem atenção. A prova de Língua Estrangeira, aquela que a maioria dos vestibulandos não dá muita bola, pode fazer a diferença entre entrar ou não na universidade. Na avaliação de Phil Young, diretor da Phil Young’s English School, o estudante que se dedica apenas às matérias relacionadas à sua área e deixa a língua estrangeira em segundo plano, adota uma estratégia equivocada. 

“O aluno que se preparar corretamente para a prova de Inglês acertará de 90% a 100% das questões, que é um número considerável em provas tão competitivas. Por isso, a nota na prova de Língua Estrangeira pode determinar a entrada ou não de um aluno na universidade", diz Phil. 

Na maioria dos vestibulares e também no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), as provas de Inglês dão ênfase à compreensão e interpretação de textos. “Por isso é de extrema importância que o candidato se concentre na hora da leitura, atentando-se aos detalhes”, orienta Phil, destacando que a prova de Inglês não deve ser deixada para os últimos minutos, pois a leitura e a interpretação em outra língua são sempre mais lentas. 

Assim como para as outras matérias, a preparação para a prova de Inglês deve começar com antecedência. “Não adianta deixar tudo para a última hora. O ideal é incluir o Inglês na rotina diária de estudos. Assim, o estudante já fica mais familiarizado com a língua, o que pode ser um diferencial no dia da prova”, afirma Phil. 

Na avaliação da professora Marcella Rasera Carneiro, da unidade Ecoville da Phil Young’s English School, as provas de língua inglesa em vestibulares contam com questões bem elaboradas e exigem um conhecimento entre nível médio e avançado do idioma. Por isso, os candidatos que possuem um bom vocabulário em diferentes áreas acabam saindo na frente. “Quem vem estudando inglês há mais tempo ou em uma escola de idiomas, também tem uma grande vantagem”, afirma. Confira algumas dicas da professora para se preparar e se dar bem no dia da prova: 

1.  Leia bastante sobre temas ligados à atualidade nas áreas da ciência, política, saúde e comportamento, principalmente revistas, jornais ingleses ou americanos ou sites de notícias na internet;

2.  Busque textos na língua inglesa. Com a leitura de material autêntico, além de vocabulário, você adquire conhecimento da estrutura do idioma e aprende sobre a cultura, costumes e realidade sociopolítica do país;

3.  Faça simulados de provas de vestibulares que estão disponíveis na internet;

4.  Na hora da prova, o importante é ter calma para ler e entender os textos e não se prender ao entendimento ou à falta de alguma palavra específica. O essencial é compreender o contexto de forma geral. Dificilmente você errará uma questão por não saber uma ou outra palavra.