Pombos se tornam risco para a saúde pública

Pombos se tornam risco para a saúde pública

Alimentar as aves contribui para o aumento de sua população 

Basta andar pelas ruas da cidade - principalmente pelo centro - para encontrar dezenas deles. Os pombos  já se tornaram parte da paisagem urbana - pousados em marquises e parapeitos ou andando entre os pedestres, eles sobrevivem em função dos restos e do lixo deixados pelas ruas ou sendo alimentados pela própria população. "Muita gente alimenta estas aves sem saber que isso contribui para a proliferação do animal e dos riscos que ele oferece à saúde. Os pombos são transmissores de mais de 50 doenças, como toxoplasmose, tuberculose e criptococose", explica Juberson Fabiano do Prado, engenheiro agrônomo da Bio Control.

Em Curitiba não existem dados sobre o número de aves que vivem na cidade. Já em Londrina, que há mais de 10 anos sofre com a superpopulação de pombos, o número de animais passa dos 400 mil - o município precisou até criar uma lei (11.471/2012) que proíbe a alimentação de pombos na área urbana. "É fundamental eliminarmos as condições que fazem com que essas aves se sintam confortáveis no ambiente. Sem água, alimento e abrigo, elas consequentemente terão que buscar outros locais para sobreviver", ressalta Prado.

Além da educação ambiental, que esclarece para a população os riscos de alimentar esses animais, o controle de pombos é feito por empresas especializadas, que limitam o acesso aos locais onde as aves possam entrar para construir ninhos e moradias. "Criamos uma série de barreiras físicas, como telas, fios tensionados ou espículas. Este tipo de trabalho precisa ser feito por empresas qualificadas, que possuem treinamento especifico e toma todos os cuidados para não machucar os animais", afirma o engenheiro. De acordo com a lei federal 9605, de 1998, agredir ou matar pombos pode configurar crime ambiental. 

Sobre a Bio Control    

Desde 2007, a Bio Control destaca-se no mercado por oferecer soluções nos serviços de controle de vetores, pragas e limpeza de caixas de água de diversas categorias, aliando tecnologia, preço, qualidade e utilização de produtos licenciados pelo Ministério da Saúde. Atende tanto empresas (pessoa jurídica), como o público em geral (pessoa física). 

Serviço:

Bio Control

Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, 431 - Cristo Rei - Curitiba (PR)

(41) 3091-7555

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

www.biocontrolpr.com.br