Peace Circles: uma estratégia para lidar com bullying

Peace Circles: uma estratégia para lidar com bullying

Ao criar ambiente seguro para compartilhar sentimentos, dentro dos Círculos da Paz, professores ajudam crianças a resolver problemas de comportamento 

Sentar e conversar sobre algo que incomoda é, geralmente, a melhor maneira de resolver um problema de relacionamento de qualquer tipo. Quando os conflitos aparecem em sala de aula, há diversas estratégias que professores podem usar para facilitar essa conversa. Uma delas é o Peace Circles (círculos da paz), que reúne todos os alunos para que, juntos, resolvam seus problemas, que podem ir de pequenas discussões até casos sérios de bullying. A estratégia é uma técnica utilizada há décadas por educadores de todo o mundo, por sua facilidade de implementação e adaptabilidade para diferentes realidades. 

No International School of Curitiba (ISC), as professoras Debra Reincher e Janelle Wren, do 2.º e 3.º ano, respectivamente, utilizam os Peace Circles com seus alunos semanalmente. A atividade consiste em criar um ambiente especial na sala, onde as crianças podem sentar em círculo e conversar sobre seus problemas olhando nos olhos dos colegas. Para manter o papo organizado, os Peace Circles têm regras, como falar apenas quando estiver segurando a “talking piece” (peça que dá direito a falar), falar do coração, ser honesto e ouvir. 

Os Peace Circles fazem parte da vida de educadora de Debra desde que ela começou sua carreira, há 15 anos. Ela acredita firmemente que essa é uma das estratégias mais poderosas que professores podem utilizar para controlar os problemas sociais e emocionais de seus alunos. 

A professora Janelle concorda. Toda semana, seus alunos já sabem que existe a hora de se juntar para falar sobre seus sentimentos. Para ela, os Peace Circles desenvolvem empatia e, por isso, devem ser usados para prevenir o bullying. “Sempre há motivo para alguém praticar bullying e essa é a forma de eles se protegerem”, ela diz. 

“É muito importante lidar com isso. Algumas pessoas dizem que é parte da vida, então se você está sofrendo bullying só é preciso ser forte. Eu não acredito nisso”, diz Debra. Para ela, é importante ajudar tanto quem sofre quanto quem pratica alguma forma de assédio, para garantir que não tenham essa postura também no futuro. “Todos nós já vimos pessoas que praticam bullying no ambiente de trabalho”, ela exemplifica. 

Entretanto, é preciso ter em mente que leva tempo até que as crianças criem confiança para abrirem seus corações. “Não acontece da noite para o dia. Um Peace Circle é bem orgânico, não é para controlar as crianças. É o momento em que o professor sai um pouco de cena e deixa acontecer. Isso ensina os alunos a terem domínio sobre seus sentimentos”, ela diz. 

Para Debra e Janelle, pais devem ser incentivados a fazer o mesmo em casa, em reuniões de família ou mesmo na hora do jantar, sem tecnologia em volta, onde podem conversar e, mais importante, ouvir seus filhos. “Nos Peace Circles você não pode argumentar. Nós ensinamos que, quando alguém compartilha algo sobre como ela se sente, você deve ouvir o que elas têm a dizer e aceitar”, diz Debra. 

Dar autonomia à criança é forma de prevenir o bullying 

No Early Childhood Center (ECC) do ISC, a grande ferramenta para evitar que os pequeninos pratiquem ou sofram bullying é a autonomia. Em casos de discussões corriqueiras do dia a dia ou pequenas provocações, os alunos são instruídos pelos professores a se posicionarem e enfrentarem a situação. “O grande papel do professor é dar as ferramentas às crianças para que elas possam lidar com os problemas”, diz Mari Bolzani, diretora do ECC. 

A professora do Pre-Kindergarten (jardim de infância), Bianca Queiroz, utiliza essa estratégia em sala de aula e tem obtido bons resultados com seus alunos. “É preciso formar a consciência neles de ver e se colocar no lugar do outro. Eu não tento resolver os problemas para eles, mas sim ensiná-los a se posicionar”, ela diz. É claro que, quando a situação é mais séria, existe a intervenção do professor, que juntamente com a família atua na resolução do conflito. 

Entretanto, Mari conta que são raros os casos de bullying no ECC. “A criança pequena pode ser rude às vezes, isso é esperado no desenvolvimento dela”, diz. É preciso estar atento às provocações repetitivas, geralmente direcionadas a um único alvo, o que aí sim seria um caso de bullying. “O que nós vemos aqui é que as crianças são muito agitadas, gostam de se provocar, mas a intenção não é magoar”, afirma Bianca. 

Regras dos Peace Circles

Como criar um ambiente seguro para que alunos compartilhem seus sentimentos.

•          Uma pessoa fala por vez;

•          Sem conversas paralelas;

•          Tudo bem passar a vez;

•          É tudo confidencial;

•          Faça contato visual;

•          Fale com o coração;

•          Ouça com o coração e não julgue; 

Para saber mais sobre os Peace Circles, acesse o site da professora Debra Reichert: www.peacecirclesinternational.com 

Sobre o International School of Curitiba – Fundado em 1959, o International School of Curitiba (ISC) é o único colégio internacional do Paraná que oferece a combinação de diplomas Americano, Brasileiro e do Bacharelado Internacional. Através de seu programa verdadeiramente internacional, o ISC oferece aos seus alunos de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio uma experiência educacional multicultural, proporcionada pelas mais de 25 diferentes nacionalidades representadas por sua comunidade. Para mais informações acesse www.iscbrazil.com ou entre em contato pelo telefone (41) 3525-7400.