Onde está o público do seu negócio?

Onde está o público do seu negócio?

Especialista dá diretrizes para identificar o perfil e ter melhor poder de persuasão dentro do seu nicho de negócio

A criação de um novo negócio envolve análise, planejamento e estruturação. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) aponta que, em 2020, o Brasil deve atingir o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio com até 3,5 anos de atividade.

Mas como saber se a sua ideia de negócio terá uma demanda de consumidores? Segundo o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, mais importante que saber onde está o seu público, é saber quem é o seu público. “Quem é o cliente ideal da sua empresa? Essa definição será a base para destrinchar as demais ações da empresa, sejam estruturais, de marketing ou vendas”, explica.

O especialista alerta que, para definir o cliente ideal, é essencial ter em mente qual a dor que a sua empresa cura, as vantagens que ela gera ou as tarefas que ela viabiliza. “Toda empresa precisa encontrar essa dor de consumo que não está efetivamente curada. Ela pode ser uma solução mais eficaz para determinado problema, um custo mais acessível, ou trazer mais agilidade”, afirma.

Muitas empresas ainda aplicam pesquisas de mercado para verificar se existe a demanda para seu produto ou serviço, porém Burlamaqui afirma que a demanda nem sempre existe. “Muitos mercados estão saturados, isso é fato. O que gera viabilidade do negócio é a capacidade de ser mais eficaz para um determinado perfil de compra ou consumo”, alerta.

Para encontrar esse diferencial, é preciso fazer uma leitura dos clientes ou de possíveis clientes, caso a empresa esteja começando, usando para isso consumidores de empresas concorrentes.

A pesquisa tradicional de mercado, com perguntas e respostas, tem aplicações limitadas. “Quando as pessoas respondem pesquisas assim, elas sinalizam respostas de como se enxergam e do que acreditam, o que muitas vezes não corresponde com a realidade de como se comportam e agem no dia a dia”, explica. “O ideal é uma pesquisa de campo, na qual você analisa de fato o comportamento do consumidor perante o negócio, a chamada pesquisa etnográfica, que é baseada na observação”, completa.

Para alcançar o público, é possível utilizar algumas alavancas de persuasão, ou seja, táticas de relacionamento com o cliente para uma comunicação mais persuasiva. “Uma dica é ativar sentimentos de gratidão, de pertencimento, aprovação social, coisas que estão na estrutura cognitiva mais primitiva do ser humano e são fortes para despertar sentimentos e induzir comportamentos”, explica. “O ser humano tem necessidades fundamentais, como segurança, reconhecimento social, conforto. É preciso usar uma comunicação que faça com que esses sentimentos aflorem quando ele estiver em contato com sua empresa”, finaliza.

Sobre Frederico Burlamaqui Marketing & Estratégia

Consultoria de marketing e estratégia de negócios mais recomendada no Sul do Brasil, segundo o Google Places, a Frederico Burlamaqui Marketing & Estratégia atua nas áreas de marketing, estratégia de negócios, fortalecimento de marcas e inovação. Com metodologia única, atua capacitando empresas e estruturando processos para que os clientes sejam vistos e desejados pelo seu público alvo, ampliando assim o faturamento, com maior vantagem competitiva na área de atuação. A empresa conta com escritórios em Curitiba, São Bento do Sul e Porto Alegre.

www.marketingestrategia.com.br