O momento da renovação
Crescimento, concorrência, mudança de público ou de foco... São muitos os fatores que levam uma empresa à necessidade de se reposicionar na era digital. O studio Prisma tem uma abordagem inovadora para ajudar neste momento
Num mundo cada vez mais digital e competitivo, é natural que as empresas precisem se renovar e até se reinventar para não ficar para trás.Sobressaem-se as marcas que encantam e fazem a diferença na vida das pessoas. Nesse contexto, surge a necessidade de um trabalho aprofundado e estratégico e o redesign de produtos digitais e serviços, um conjunto de ações que devem ser feitas por profissionais.
O studio Prisma criou uma abordagem chamada Inovação através da Marca para ajudar as empresas a se reinventarem. Trata-se de uma ferramenta que funde os ensinamentos de branding, inovação e design thinking para criar valor e significado para as organizações e seus clientes.
A Prisma adota como método atuar próxima ao cliente para compreender sua história, problemas, conquistas e a ajudar a pensar seu futuro. Em muitos casos é um trabalho de autoconhecimento que envolve a raiz da organização. “É preciso que as pessoas que formam a empresa estejam engajadas e comprometidas em passar por essa transformação para que seja uma mudança autêntica e não artificial”, afirma Marcella Lomba, co-fundadora do studio Prisma.
O processo de trabalho envolve não só olhar para dentro da empresa, mas para fora, trazendo referências, tendências, um olhar analítico sobre a concorrência e novas práticas para inspirar o cliente e ajudá-lo a entender o que está acontecendo no contexto da empresa.
A partir da avaliação da atuação da empresa, identificando pontos fracos e oportunidades de fortalecimento, é montado um planejamento para guiar a implementação dos pontos identificados no diagnóstico e fortalecer o posicionamento definido.
No momento seguinte ao planejamento, é hora de partir para a prática, trabalhar a identidade visual da empresa e o redesign dos produtors e serviços digitais.“Buscamos tangibilizar ao máximo o resultado do trabalho para o cliente. Conseguimos ajudá-lo nas duas pontas: no pensar e no fazer acontecer”, diz o designer Yuri Fontes, co-fundador do Studio Prisma.
A estratégia criada para renovar a marca influencia diretamente no redesign dos serviços e produtos digitais. Quando uma empresa passa por uma reformulação baseada nas diretrizes de sua marca, o produto tende a ganhar mais força e personalidade. Essa conexão entre o branding e o redesign impacta diretamente na experiência que os usuários vão ter com o produto e/ou serviço digital.
Sobre studio Prisma
Prisma é um estúdio de design em Curitiba criado pelo designer Yuri Fontes e pela engenheira Marcella Lomba. Tem como missão ajudar a inovar a partir da essência de cada marca, oferecendo entrega sob medida para a atuação no contexto digital. A equipe da Prisma tem ampla experiência no atendimento de empresas de diferentes tamanhos e segmentos, desde startups à grandes corporações estabelecidas no mercado em busca de resultados reais e de alto impacto. Site: www.prismabrands.com/