Nou Nikkei Cuisine ensina o Ceviche Carretillero

Nou Nikkei Cuisine ensina o Ceviche Carretillero

Primeiro restaurante Nikkei de Curitiba dá a receita para quem não abre mão de um dos pratos mais tradicionais da casa 

O recém-inaugurado Nou Nikkei Cuisine tem feito muitos paladares felizes em Curitiba com o seleto cardápio que a casa apresenta. O restaurante trouxe para a cidade a arte da fusão entre as culinárias do Japão e do Peru. 

Refrescante e com sabor ímpar, com uma história que remete aos incas, o ceviche geralmente é servido como entrada. Trata-se de uma bem-sucedida combinação de peixe cru com alho, coentro, cebola, muito limão e o ardor do aji, pimenta peruana que se aproxima da "nossa" malagueta ou dedo de moça.

O segredo do prato está na acidez do suco de limão, que amolece as fibras do peixe, dando-lhe aparência e consistência de cozimento. É um prato muito pedido no Peru e que cada vez ganha mais adeptos pelo mundo. Ceviche significa peixe fresco e por isso mesmo o melhor é sempre optar por peixes frescos e de carne mais firme. "Vale lembrar que a pimenta vermelha fresca ou até algumas gotas da versão em conserva substituem muito bem o aji, caso seja difícil encontrar o produto peruano em Curitiba", diz Andre Raulino, cevichero oficial do Nou Nikkei Cuisine.

Vale experimentar servir o prato também como petisco para os dias mais quentes de verão. "A ideia é levar para o dia-a-dia das pessoas a qualidade da culinária Nikkei e leveza desse prato que é tão saboroso e muito bem-vindo nos dias mais quentes", diz Luiz Henrique Demattê de Araújo. Passo a passo segue a receita do Ceviche Carretillero, lembrando que quem não quiser encarar a cozinha, a casa abre de terça a domingo a partir das 19h.

INGREDIENTES

200g de polvo
200g de camarões inteiros

Lula em rodelas empanada
3 cebolas roxas médias
250g de peixe em filé (de preferência robalo)
3 dentes de alho moídos
1 pitada de sal a gosto
 

Para o Leite de Tigre 

·         1/2 xícara de chá de suco de limão

·         1/2 xícara de chá de coentro (picado)

·         1 cebola roxa pequena

·         1/2 xícara de chá de salsão (picado)

·         1 colher de café pichicata (sal e pimenta do reino),

·         1 colher de sopa de pimenta-dedo-de-moça (picada)

·         1 colher de café de gengibre (ralado)

 

MODO DE PREPARO

            Faça o branqueamento do polvo e dos camarões: ferva água em uma panela média e coloque tudo para cozinhar por 2 minutos, no máximo. Retire os pescados da água quente com uma escumadeira e mergulhe em uma tigela com água gelada para dar um choque térmico e cessar o cozimento. Escorra. Corte o polvo em tiras e reserve em uma tigela, junto com os camarões. Fatie as cebolas bem fininhas, lave e deixe de repouso na água enquanto prepara a receita. Corte o peixe em cubos médios em diagonal. Tempere separadamente o peixe e os frutos do mar com alho, sal, pimenta e um pouco de coentro. 

            Ao caldo acrescente salsão, alho, gengibre e a cebola branca. Misture todos os ingredientes e deixe curtir por 10 minutos. Bata no liquidificador e peneire. Coe e bata com o coentro (em talos) e a pimenta dedo de moça bem rápido para que a pimenta e o coentro não soltem cor. A dica do Andre Raulino é colocar à gosto Hondashi e Ajinomoto que darão um sabor especial ao molho. Mexa bem e sirva imediatamente em um bowl. Pra completar a decoração, polvilhe o milho peruano e as tirinhas de batata doce, também a lula empanada por cima do prato. 

Sobre o restaurante - Curitiba ganha um novo restaurante com conceito diferenciado e proposta inovadora: o Nou Nikkei Cuisine. Um restaurante que traz para a cidade a arte da fusão entre as culinárias do Japão e do Peru. Localizado na rua Fernando Simas, 333, no Batel Soho, o restaurante aposta nos segredos e cortes do oriente e nos delicados ingredientes peruanos. Unir a tradição mas sem deixar a modernidade de lado, o Nou aposta na explosão dos sabores para encantar os clientes mais exigentes.  

A ideia surgiu há algum tempo e é fruto dos amigos e, agora, sócios Luiz Henrique Demattê de Araújo e Lucas Filipe de Freitas. "Optamos por criar algo novo para a cidade, afinal sabemos o quanto o curitibano é exigente e gosta de comer bem", explica Luiz.

Ligados pelo Oceano Pacífico, os países que deram a origem à culinária Nikkei são famosos pelas iguarias e riquezas gastronômicas vindas do mar. Isso, aliado aos temperos e especiarias que o peruano chefe Amaru, consultor do restaurante, trouxe para a cozinha do Nou, cria essa atmosfera onde o clássico  une-se  ao revolucionário para agradar a todos os paladares. 

Aberto de terça a sábado, para o jantar, o restaurante traz um ambiente cosmopolita, relaxante e sofisticado. O projeto, assinado pela Bender arquitetura, foi totalmente inspirado no oriente, misturando cores, texturas e traços característicos das culturas. "Estamos muito felizes com o resultado. Nossos clientes tem se surpreendido com o ambiente, além claro, do frescor que nosso cardápio apresenta", conta orgulhoso o sócio Lucas.  

O Cardápio  

O Nou Nikkei Cuisine oferece pratos quentes e frios à la carte. O cardápio foi elaborado pelo peruano Chefe Amaru, consultor do restaurante - e oferece todas as opções tradicionais, além de pratos inéditos dessa fusão culinária.  A culinária Nikkei mescla ingredientes de alta qualidade, transformando pratos peruanos, com os sabores inusitados e técnicas japonesas. O resultado é uma cozinha com muita personalidade e identidade individual. Cortes especiais, sabores, aromas, texturas e cores fazem parte dessa experiência gastronômica. "Os pratos são individuais, mas sugerimos sempre que as pessoas experimentem em parceria. Afinal cada mistura nessa alquimia gastronômica causa uma sensação, uma nova experiência", explica Luiz.

Mesmo sendo uma culinária onde a pimenta está presente, vale a pena destacar que essa iguaria é usada depois de reduções e manuseios onde ela fica quase imperceptível, dando apenas o frescor para ao prato.

Destaques para os Ceviches (Carretillero: mix de frutos do mar e peixe branco, o Peruvian Classic de peixe branco e o Shake de salmão). Há ainda a opção da degustação do Trio. Os Tiraditos (cortes especiais), as Vieiras a Permesana (vieiras marinadas e perfumadas em sake e pisco, manteiga cítrica e gratinadas com queijo parmesão) o Gunkan Foie Gras (lâmina de atum, foie gras selado, molho Teryaki com flor de sal), Gunkan Mediterrâneo (lâmina de salmão, gema de ovo de codorna selada com queijo parmesão finalizada com azeite trufado e trufa negra) também são muito procurados. 

Já os quentes, o destaque são o Shiromi Nou (peixe branco grelhado, com manteiga cítrica, acompanhado de arroz cremoso e cubos de legumes em wok e aji amarillo), Tako ao Carbão (tentáculos de polvo confitados em capim limão, grelhados em molho panka e missô, finalizado com ragu ao olivo. Acompanha batatas rústicas), e Pato Confit (pato crocante com molho de laranja e hoisin servida e crocante de harusame).

Um menu com drinks exclusivos e os tradicionais são uma atração à parte na casa pelas mãos do barman Gabriel Bueno. Além disso, uma carta de vinhos  - branco, rosé, verde e tinto - espumantes, cervejas e saques estão à disposição para os paladares mais exigentes. Vale a pena experimentar! O restaurante trabalha com reservas ou de acordo com a disponibilidade da casa. 

Serviço:

Nou Nikkei Cuisine

Rua Fernando Simas, 333

Batel Soho

Tel: (41) 3538-6956

Horário: de terça à quinta das 19h às 23h30. Sexta e sábado: das 19h à 0h30

Vallet no local 

www.restaurantenou.com.br