Natação é o esporte ideal para uma cidade como Curitiba
Capital paranaense tem o clima propício para o acúmulo de alergias e doenças respiratórias
Com o tempo instável, a capital paranaense é conhecida por ter, em um mesmo dia, as quatro estações do ano. Calor, frio, chuva, tempo seco e o aumento crescente de alergias não é novidade. Isso é agravado ainda pela poluição, e até pela ingestão de alimentos com agrotóxicos. Por isso, esportes como a natação, por exemplo, são ótimas opções para melhorar e até curar algumas doenças do sistema respiratório.
No Colégio Novo Ateneu, referência em educação infantil e ensino médio há mais de 90 anos, a natação é uma aula indispensável. Em parceria com a Escola de Natação Amaral e sistema leva e traz, os alunos brincam e se exercitam em piscina aquecida, desenvolvendo a psicomotricidade, a parte musculoesquelética, social e psicológica, além de criarem hábitos para um estilo de vida saudável. “A preocupação em inserir uma atividade assim na grade do Colégio évisar a melhora do equilíbrio, esquema corporal, através de exercícios que desenvolvam lateralidade, direção, iniciação à expiração e inspiração, intensificar a capacidade de raciocínio, meios de propulsão e coordenação motora global geral, além de diminuir sintomas de ansiedade, depressão e contribuir para aquisição de hábitos saudáveis”, afirma a assessora pedagógica do Novo Ateneu, Regiane Menezes.
Para a Pneumologista Pediátrica, Lorena Brzezinski, da Life Center, a natação é um dos esportes mais completos, que além de exercitar vários grupos musculares distintos, também poupa o desgaste das articulações, alonga a musculatura, aumenta a capacidade cardiovascular e previne o aparecimento de obesidade. “O clima de Curitiba favorece muito o surgimento e agravamento de doenças respiratórias, principalmente asma, portanto, a idade de início pode ser a partir dos 6 meses, até como forma de prevenção. Uma escola capacitada, que tenha esse tipo de atividade na grade escolar, com certeza já tem um diferencial enorme”, afirma a doutora.
A atividade física é importante em qualquer idade, e quanto mais cedo foi inserida, melhor resultados trará ao longo dos anos.