Música em sala de aula
Música, dança, pintura, teatro, artes e esportes. Muito mais do que ensinar português, matemática, geografia e demais disciplinas, a escola vem se tornando um espaço que estimula o despertar de novos talentos e habilidades. "Cada aluno tem seu ritmo, seus interesses e responde de forma diferente aos estímulos que recebe. Uma criança pode não ter intimidade com os números, por exemplo, mas se destacar no canto. E é fundamental que a escola perceba e incentive esse movimento", explica Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora da Escola Atuação.
Por muito tempo, a educação formal ficou restrita ao conteúdo pedagógico, visando apenas o desenvolvimento de habilidades acadêmicas. Hoje, é cada vez maior o número de escolas que investem em atividades culturais, artísticas e esportivas que não necessariamente façam parte do currículo, mas que agregam criatividade, ludicidade e novas competências ao processo de aprendizagem.
Desde 2008, de acordo com a lei nº 11.769, todas as escolas públicas e privadas do Brasil precisam incluir o ensino de música em suas grades curriculares. Afinal, além de tocar a alma, ela tem o poder de auxiliar o desenvolvimento da expressividade, da sensibilidade auditiva, da coordenação motora e do raciocínio. Há mais de 20 anos, a Escola Atuação incluiu a musicalização em sua grade curricular. Todos os alunos, do Maternal ao 7º ano, participam das aulas, que envolvem diversos instrumentos, como flauta, teclado e violão. "O objetivo não é formar músicos, mas trabalhar com as crianças a questão do ouvir, de conhecer o som dos diferentes instrumentos, de desenvolver o espírito crítico e de ampliar o repertório dos alunos", explica a psicopedagoga. A fim de reforçar a importância da formação musical durante a Educação Infantil, as professoras e musicistas Marcela Gulak e Patricia Bispo ministram a palestra "Quem canta seus males espanta" durante a Semana Pedagógica da instituição. A atividade acontece nesta segunda-feira, dia 30 de janeiro, às 15h.
Data e horário: segunda-feira, dia 30 de janeiro, às 15h
Local: Escola Atuação - Sede Boqueirão