Movimento Paraná Competitivo oferece treinamento para melhoria da produtividade

Movimento Paraná Competitivo oferece treinamento para melhoria da produtividade

Parceria entre IBQP e Gemba Group vai capacitar equipes de empresas públicas e privadas 

O Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e a Gemba Group - Escola de Educação Corporativa para Capacitação Profissional – assinam nesta terça-feira (04) o Tratado da Produtividade, com o objetivo de melhorar a qualificação das empresas paranaenses em excelência em gestão. Por meio da parceria, as empresas interessadas em participar do Prêmio Paranaense de Qualidade em Gestão (PPrQG) poderão treinar suas equipes dentro do Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional de Qualidade, conforme preconizado pelo Movimento Paraná Competitivo. “Já a partir do próximo ano, queremos aumentar em 50% o número de empresas inscritas no prêmio e em 30% o número de empresas qualificadas em excelência de gestão”, adianta Fernando Lorenz, diretor de Operações do IBQP. 

O Prêmio Paranaense de Qualidade em Gestão e o Prêmio PME (Pequenas e Médias Empresas) foram instituídos em 2003. No ano passado, o Prêmio PME recebeu mais de seis mil inscrições, mas somente 3.562 empresas preencheram os questionários exigidos para serem avaliadas. De todas essas, apenas 48 foram habilitadas para a avaliação, das quais 16 concorreram como finalistas no prêmio. Já o PPrQG recebeu no ano passado 26 inscrições no total, sendo que apenas 16 empresas foram avaliadas e somente 14 reconhecidas. 

Segundo Lorenz, são números bem inexpressivos para o universo de empresas em atividade em todo o Paraná. “Ainda não existe uma cultura de excelência em gestão no Brasil como um todo. E cultura só se muda com educação. Por isso, estamos firmando essa parceria para formar e capacitar profissionais que ajudarão a construir uma cultura de qualidade e excelência em gestão nas empresas”, destaca o diretor do Instituto. “Sabemos que incrementar a produtividade não é tarefa fácil. Com esse convênio, o IBQP assume a responsabilidade de oferecer alternativa efetiva e economicamente viável para que as empresas possam se preparar e se capacitar para participar do Movimento Paraná Competitivo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, completou. 

A Gemba foi escolhida como parceira desse projeto por ser referência em capacitação profissional nas áreas de Qualidade e Produtividade, com mais de dez mil profissionais treinados e certificados em oito anos de atuação, período no qual implementou mais de 300 projetos de Melhoria nas áreas Administrativa, Produtiva, Logística e de Formação de Liderança que geraram economia de mais de R$ 200 milhões para as empresas participantes. Sede do Centro de Excelência em Lean & Six Sigma, a Gemba possui um portfólio de mais de 200 treinamentos em Gestão Enxuta (Sistema Lean, Six Sigma), Logística, Saúde Segurança e Meio Ambiente, Planejamento, Projetos, Desenvolvimento Comportamental e Estratégia, entre outras.

Dentro do tratado, a Gemba oferecerá às empresas interessadas no PPrQG ou que queiram apenas buscar excelência em gestão seu modelo de convênio em Educação Corporativa, que garante oportunidade para a capacitação de 100% da equipe de colaboradores, sem distinção de cargos, atuando nos níveis estratégico, tático e operacional das empresas. O convênio custa, em média, dez vezes menos que os cursos e treinamentos oferecidos pelo mercado, criando oportunidade para que as empresas participantes do Prêmio possam se qualificar melhor. 

Assim, além de mobilizar, avaliar e premiar as empresas com o PPrQG, o IBQP inicia uma etapa que considera importante de treinamento e formação das equipes para a construção de uma nova cultura em excelência em gestão. Segundo o diretor de Operações do Instituto, nas quinze edições do Prêmio, o Movimento Paraná Competitivo identificou que grande parte das empresas participantes não possuem o mínimo de maturidade de gestão e apresentam lacunas em liderança, planejamento estratégico, conhecimento das necessidades e expectativas dos clientes, responsabilidade socioambiental, identificação das informações e conhecimentos necessários para tomada de decisão, capacitação, desenvolvimento e bem estar das pessoas, processos e gestão de resultados. “Cada área dessa pode e precisa ser melhorada com capacitação, formação e treinamento. É isso que queremos oferecer, a partir de agora, em parceria com a Gemba Group”, explica Lorenz. 

O Tratado da Produtividade será assinado pelo diretor presidente do IBQP, Sandro Nelson Vieira, e por Vânia Batista, fundadora da Gemba Group, com as presenças de embaixadores, executivos e conselheiros do Instituto, na próxima terça-feira (04), às 11 horas, na sede da Gemba, à rua Brigadeiro Franco, 3.659, no Água Verde.