McDonald’s muda uniforme de funcionários
Escolha dos novos modelos será feita pelos próprios colaboradores dos restaurantes; looks modernos e despojados refletem o investimento da empresa em inovação
Nas próximas semanas, os cerca de 2 milhões de clientes diários do McDonald’s irão notar uma diferença nos restaurantes da rede. Os mais de 50 mil funcionários estarão trajando novos uniformes. Os novos modelos, a serem escolhidos por eles mesmos, trazem looks esportivos com listras e cores e modelagens confortáveis para trabalhar. As novas peças também são mais modernas, despojadas e dinâmicas, que atendem uma nova geração de funcionários e clientes.
“A rede está numa constante transição, que procura valorizar cada vez mais a personalidade de cada atendente e deixá-lo mais próximo dos consumidores. Queremos que os novos modelos sejam a cara de quem trabalha conosco e também surpreendam nosso público. Justamente por isso, deixaremos a escolha na mão da equipe. A implementação das novas peças acontecerá ao longo do ano”, explica Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, franquia que opera a marca McDonald’s na América latina.
O conjunto de cores, conforto e qualidade foram os principais requisitos para a estilista Patricia Saada desenhar os primeiros modelos. “Quando recebi o convite para assinar a criação dos uniformes foi uma das maiores satisfações que eu poderia ter, porque eu consegui unir duas paixões: o mundo da moda e do McDonald’s”, conta Patrícia, que é filha de um franqueado da rede e participou de um projeto que a capacita para dar continuidade aos negócios do pai.
“O processo de criação também envolveu um comitê com diversas áreas da companhia para termos propostas mais eficientes. Além disso, oferecemos a oportunidade para todos elegerem o modelo preferido, o que reflete a melhor forma que eles querem ser representados. Isso demonstra muito a nova maneira de liderar da empresa: apoiar as decisões levando as opiniões das pessoas sempre em consideração como forma de reconhecimento a elas”, acrescenta Paulo Camargo.
Com a missão de conectar os conhecimentos da operação de um restaurante à moda, a estilista selecionou duas opções para os atendentes: um modelo que faz referência aoschefs de cozinha e outro mais despojado, desenhado para traduzir a alegria dos funcionários, por meio de cores vivas. Além disso, terão modelos para os anfitriões e gerentes, entre outros.
Sobre a estilista
Patricia Saada Formou-se em Design de Moda pela Universidade Veiga de Almeida, em 2006. Passou dois anos nos Estados Unidos sendo treinada pelos melhores profissionais da área de Consultoria de Imagem. É formada pelo Fashion Institute of Technology (FIT), certificada em Análise de Guarda Roupa e Personal Shopper no StyleWorks, com Carol Davidson, e em Análise de Cor e de Estilo por Dominique Isbecque, no Image Resource Center of New York - onde também trabalhou por um ano. É membro da Association of Image Consultants International (AICI), a maior associação internacional para Consultores de Imagem do mundo.