Mais de 180 alunos recebem certificados da Universidade de Cambridge
Reconhecida internacionalmente, a certificação atesta o nível de proficiência em inglês
A última sexta-feira (24) foi um dia de celebração para 185 alunos da Cultura Inglesa de Curitiba. Com cerimônia realizada no Teatro Fernanda Montenegro, eles receberam certificados da Universidade de Cambridge, que atestam o nível de proficiência no idioma e são requisito para o ingresso em empresas e universidades de todo mundo. As certificações entregues englobaram do Cambridge English Key – que comprova o conhecimento básico da língua - ao Cambridge English Proficiency (CPE) – categoria mais elevada de qualificação da universidade.
Entre os aprovados no CPE está Letícia Thomé, que obteve Grade A na prova. “Confesso que não esperava obter a nota máxima do exame, pois não estudava há algum tempo. Ainda assim, fiz o preparatório na Cultura e, por estar habituada ao estilo da prova, que também é adotado na escola desde o princípio, me senti mais confiante”, comemora.
Hoje com 22 anos, Letícia deu início aos estudos na Cultura Inglesa aos 9 anos, por escolha dos pais, que sempre visualizaram no aprendizado do inglês um diferencial importante para a vida pessoal e profissional dos filhos. “Com o tempo peguei gosto pela língua e fui fazendo os exames recomendados para cada nível. Interrompi os estudos por conta de um intercâmbio de seis meses nos Estados Unidos e na volta me animei para voltar às certificações”, lembra. Para ela, a experiência no exterior, somada ao trabalho em uma escola bilíngue, foram essenciais para aprimorar a oralidade do idioma. “Me senti motivada a buscar a aprovação no CPE por influência de colegas do trabalho e pela possibilidade que ele abre de se fazer mestrado fora do país. No preparatório foquei mais em minhas limitações, pois queria muito a aprovação”, destaca.
Para o superintendente geral da Cultura Inglesa de Curitiba, André Rydygier de Ruediger, histórias como essas também revelam o papel da escola em preparar seus alunos para os desafios que estão fora dela. “Além de sermos um dos centros autorizados pela Cambridge English para aplicar os exames de proficiência e ofertar os cursos preparatórios, temos a preocupação de sempre agregar outros elementos ao ensino, como a própria cultura britânica. Isso não deixa de ser um incentivo aos alunos que almejam uma graduação no exterior ou a vaga de uma multinacional, por exemplo”, frisa.
Sobre a Cultura Inglesa de Curitiba
Há mais de sete décadas em território nacional, a Cultura Inglesa de Curitiba divide suas atividades em cinco unidades, sendo uma delas localizada em São José dos Pinhais. A renda obtida por cada unidade é revertida para melhorias dentro das próprias sedes, o que as caracteriza como entidades sem fins lucrativos. O compromisso em manter o alto nível de ensino da língua inglesa, além de aspectos culturais da Grã-Bretanha, é um dos pilares da escola, que busca respaldo na qualificação elevada do quadro de professores, constantemente desenvolvida por meio de workshops, seminários e treinamentos. O teor vanguardista da escola é ainda reforçado por parcerias com grandes entidades, como é o caso do apoio do British Council - organização britânica que promove oportunidades culturais e educacionais entre Brasil e Reino Unido.