Lixo eletrônico é tema de ação no Shopping Jardim das Américas

Lixo eletrônico é tema de ação no Shopping Jardim das Américas 

 Mais de 90% dos materiais contidos em eletroeletrônicos podem ser reciclados 

A partir deste mês, o Shopping Jardim das Américas, em Curitiba (PR), será ponto de arrecadação permanente de lixo eletrônico, em uma parceria com a empresa Reciclatech. O objetivo é ajudar a sociedade no descarte correto desse material, tão perigoso ao meio ambiente e à saúde dos catadores de lixo. Devido a defeitos ou produtos ultrapassados, a cada ano, o Brasil descarta cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores, 2,2 mil toneladas de celulares e 17,2 mil toneladas de impressoras.

Para chamar a atenção do público, entre os dias 14 e 19 de março, no 1° piso, próximo à Lojas Americanas, haverá a exposição de alguns produtos que se tornaram lixos eletrônicos, para que as pessoas conheçam internamente o funcionamento dos mesmos e do que são compostos.

Mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo. É um dos males da vida moderna e que se torna um grande problema ambiental se não descartado de forma correta. Isso porque eles contêm substâncias químicas, como chumbo e mercúrio em suas composições e podem provocar contaminação de solo e água. Além disso, na composição estão grande quantidade de plástico, metais e vidro que demoram muito tempo para se decompor no solo.

A Reciclatech faz a coleta desses itens para reciclagem. "Separamos, pesamos, fazemos a triagem e, em seguida, os produtos vão para desmontagem. Plástico, ferro, fios, placas, tudo volta para a indústria transformadora, virando matéria-prima em vez de contaminar o meio ambiente. O vidro de monitores de televisões antigas, por exemplo, com grande volume de descarte, vai para a indústria cerâmica", explica Adriana Galvão, gerente comercial da empresa.

Já Márcia Pastre, coordenadora da Escola de Informática e Cidadania do Shopping Jardim das Américas, apoiadora do evento, conta que o espaço recebe doações de equipamentos de informática, como monitores, teclados, mouses e outros componentes, que são usados para a manutenção das máquinas da escola. "O que não é mais útil ou está ultrapassado para algumas pessoas pode ser de grande valia para nosso projeto de inclusão digital", explica. 

Conheça alguns exemplos de lixo eletrônico: 

Informática – Monitor, CPU, impressora, scanner, notebook, tablet, além de todos os periféricos, cabos e fontes. 

Telefonia - Aparelho celulares, telefone fixo e central telefônica. 

Áudio/Vídeo -  TV, DVD, vídeos cassete, aparelho de som, rádio, projetor e câmera fotográfica. 

Eletro Portátil – secador de cabelo, chapinha, ferro de passar, batedeira, liquidificador, ventilador, micro-ondas, cafeteira e sanduicheira.

 

Shopping Jardim das Américas

Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 Jd. das Américas

(41) 3366-5885