LANAC oferece exame de amônia com exclusividade em Curitiba

 

 

 

LANAC oferece exame de amônia com exclusividade em Curitiba

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas passa a oferecer a testagem de amônia no sangue. O exame é essencial no diagnóstico de alguns problemas de saúde, como doenças hepáticas, Síndrome de Reye, defeitos hereditários raros do ciclo da ureia e problemas renais.

“É um exame muito específico e muito sensível, o que não possibilita transportar a amostra para que seja realizado em outro local. Com investimento de R$50 mil, equipamos a unidade de coleta do Hospital Santa Casa com o Cobas C501 para realização dessa testagem”, afirma o diretor técnico do LANAC, o bioquímico Marco Kozloswki.

A amônia é uma substância produzida por bactérias intestinais e por células do corpo durante a digestão de proteínas. É um resíduo que normalmente é transportado para o fígado, onde é transformado em uréia e glutamina. A ureia é levada para os rins e excretada na urina. Se a amônia não for toda transformada em ureia, acumula-se no sangue e atravessa a barreira hematoencefálica. Outras fontes de amônia são os rins e os músculos.

No cérebro, amônia e outros compostos normalmente metabolizados pelo fígado podem se acumular, causando a encefalopatia hepática, com alterações mentais e neurológicas que incluem desorientação, sonolência e, em casos mais graves, coma e morte. Bebês e crianças com níveis elevados de amônia no sangue apresentam vômitos, irritabilidade, letargia progressiva e, se não tratados, convulsões, dificuldade respiratória, coma e morte.

O exame não é coberto pelos planos de saúde, não precisa ser realizado em jejum e o paciente não deve fumar antes da coleta do material.