Laboratório de Curitiba registra aumento de 83% nos resultados positivos para COVID-19

 

 

 

Laboratório de Curitiba registra aumento de 83% nos resultados positivos para COVID-19

LANAC passa a oferecer teste de antígeno por Swab nas unidades hospitalares, com resultados em até uma hora

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, registrou aumento de 83% nos resultados positivos nos exames RT-PCR para COVID-19 realizados nos primeiros sete dias de novembro. Em outubro, a empresa apresentava 12% de positividade nos exames, dado que passou para 22% na primeira semana de novembro. Os testes sorológicos também apresentaram aumento: em outubro, eram 5% positivos e, na primeira semana de novembro, chegou a 12% de clientes testados com a doença.

No começo do mês, o LANAC passou a oferecer também o COVID-19 Ag ECO Teste, que faz a detecção de antígeno do vírus da COVID-19, com especificidade de 99% e sensibilidade de 96%. A coleta é feita por Swab, com a secreção nasal, e o resultado sai em até uma hora. Ele é indicado para pessoas a partir do terceiro dia de sintomas ou possível contato com o vírus. O valor é R$220. Este teste é uma opção em emergências, e é oferecido apenas nas unidades hospitalares do LANAC: Hospital das Nações, Hospital Pilar, Instituto de Neurologia de Curitiba – Hospital INC, Hospital do Rocio, Hospital Vita Curitiba e Hospital Vita Batel e na Unidade Paranaguá.

Segundo o diretor técnico do LANAC, o especialista em bacteriologia Marcos Kozlowski, é importante consultar um médico para saber qual o teste mais assertivo para detectar a doença. “O resultado correto depende da situação de cada paciente, se já teve sintomas, se teve contato com algum paciente infectado, se deseja ver se já está com o IGG positivo. É importante verificar as opções disponíveis e a indicação médica para escolher qual metodologia usar”, alerta Kozlowski.

O laboratório realizou em outubro mais de 6 mil testes, sendo 2.500 sorológicos e 3.500 RT-PCR. O teste sorológico que apresenta 99,9% de especificidade e 98,3% de sensibilidade, e identifica o IgG e IgM. Neste mês, este tipo de testagem está saindo por R$100 - o valor especial será praticado nos primeiros cinco mil testes realizados em qualquer uma das 45 unidades de coleta do laboratório durante todo o mês de novembro.