Já ouviu falar em rinite vasomotora?

Já ouviu falar em rinite vasomotora?

Este tipo de rinite é a que mais incomoda quando temos as variações de temperaturas.

Os curitibanos, via de regra, sabem muito bem que o nariz irá “sofrer” com a diminuição da temperatura. A chegada do outono mandou embora os dias quentes e, com isso, muitas pessoas já começam a sentir os efeitos de uma rinite vasomotora. “Esse tipo de rinite é provocada por vários fatores, entre eles a variação de temperatura, cheiros fortes, poluição”, explica a médica Ana Claudia Dias de Oliveira, do Centro de Rinite do Hospital IPO. Vale lembrar que a rinite é uma inflamação na cavidade nasal.

De acordo com a especialista, os sintomas são muito parecidos com os da rinite alérgica, mas o tratamento é diferente, pois na rinite vasomotora não há reação alérgica, mas sim uma dilatação dos vasos sanguíneos nasais que tem como consequência o inchaço. “Coriza, coceira, espirros, dor de cabeça e congestão nasal são comuns em ambos os casos, mas precisamos investigar as possíveis causas e realizar um teste de alergia para chegar em um diagnóstico preciso”, explica. 

Tratamento

O tratamento da rinite vasomotora é longo e tem bons resultados. “Enquanto a rinite alérgica tratamos com medicamentos e imunoterapia (vacina), a base do tratamento da rinite vasomotora é medicamentoso, para trazer qualidade de vida ao paciente, com a diminuição dos sintomas”, afirma a médica.