Iniciativas inovadoras e inspiradoras marcam encerramento do Geração Empreendedora – Desafio Paraná: conheça as histórias dos empreendedores destaque!

Iniciativas inovadoras e inspiradoras marcam encerramento do Geração Empreendedora – Desafio Paraná: conheça as histórias dos empreendedores destaque! 

A cerimônia que reconheceu empreendedores destaque do estado aconteceu na última sexta-feira (16), no Palácio Iguaçu, sede do Governo Estadual

Jovens empreendedores de várias regiões do estado marcaram presença na Cerimônia de Encerramento do Geração Empreendedora – Desafio Paraná, que foi realizada na última sexta-feira (16), no Palácio Iguaçu, sede do Governo Estadual, em Curitiba. O evento realizado pela Aliança Empreendedora apresentou os 46 finalistas do Desafio e reconheceu quatro empreendedores que se destacaram com ideias e negócios inovadores e relevantes à comunidade local e para a área na qual atuam. 

Para o governador do Paraná, Beto Richa, apoiar o empreendedorismo durante a crise que o Brasil passa é uma maneira de promover o desenvolvimento econômico em comunidades locais e assim auxiliar o crescimento do Paraná como um todo. “São ideias geniais e inovadoras que surgem através de um programa capaz de transformar sonhos em realidade. Algumas iniciativas chamaram bastante a minha atenção e podem, inclusive, serem utilizadas durante o nosso governo”, ressaltou o governador. 

Ao longo do mês de novembro, os jovens empreendedores finalistas participaram de encontros presenciais de mentoria com a equipe da Aliança Empreendedora, para prepararem os pitchs de seus negócios – uma espécie de apresentação relâmpago –, além de outras atividades importantes para desenvolver e esclarecer dúvidas sobre seus projetos. O transporte e a estadia de todos os finalistas para a Cerimônia de Encerramente foi custeada pelo projeto. Além disso, no dia seguinte à cerimônia, os 46 jovens participaram do “Geração Empreendedora – Todos Podem Empreender 2016”, um evento de integração com empreendedores de outros projetos, que motivou a troca de experiências e a ampliação da rede de contatos desses finalistas. 

De acordo com Antônio Megale, diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen - empresa que patrocinou o programa junto com o Governo do Estado -, o Desafio foi um sucesso. “Desde o início, quando começamos a conversar com a Aliança para apoiar o projeto, nosso principal foco era capacitar os jovens para que eles construíssem seus próprios negócios, algo que a VW sempre buscou. Hoje, olhando para esses empreendedores, sinto que alcançamos este objetivo”, afirmou Megale. 

O projeto abraçou uma área em crescimento no Brasil. De acordo com dados do Instituto Sou Mais Jovem, o país registrou um crescimento de quase 20% no número de jovens empreendedores em 2015. Já segundo a pesquisa Jovens Digitais: Geração Transformadora, realizada em julho deste ano pela Mind Miners e pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), 71% dos jovens brasileiros entre 17 e 30 anos pretendem mudar de emprego ou atividade entre 2 e 5 anos. Destes, 51% pretendem seguir pelo ramo do empreendedorismo. 

Para a co-fundadora e diretora executiva da Aliança Empreendedora, Lina Maria Useche, o Desafio foi fundamental para motivar esses jovens empreendedores a não desistirem de seus sonhos e encontrar o melhor caminho para montar os seus próprios negócios. “Hoje queremos comemorar junto com vocês o resultado de vários meses de muito trabalho, de muito aprendizado e de experiências que certamente vão ficar marcadas para sempre. Todos vocês estão de parabéns”, comemorou Lina junto com os jovens empreendedores. 

Projetos reconhecidos – A grande expectativa do dia era para descobrir os empreendedores que seriam reconhecidos nas quatro categorias do Desafio com o valor de R$ 7 mil reais para investir em seus negócios. Ao final da cerimônia foram reconhecidos como destaques: Marcio Baldo, com a TI Verde, na categoria Ideia de Negocio; Meroly Cristina Felizardo, com a Emporium Handmade, na categoria Negócio; Eduardo Werneck, com a Offsite Brasil, na categoria Negócio com Tecnologia e Adriano Stella, com a White Brush, na categoria Negócio com Impacto Social. 

Por fim, outro jovem foi reconhecido durante a cerimônia como Destaque Empreendedor do Geração Empreendedora – Desafio Paraná. Ademir Lopes, de 21 anos, é dono da Sonheria Lopes, uma empresa com sede em Campo Mourão, interior do Paraná, que, como o próprio nome diz, é especializada em sonhos. “Eu trabalhava com confeitaria antes e me incomodava a maneira industrial como os sonhos eram produzidos. Por causa disso, abri a minha empresa para produzir de maneira artesanal o melhor sonho que você vai experimentar na sua vida” garantiu o jovem empreendedor. 

Conheça abaixo um pouco mais das histórias dos empreendedores reconhecidos em cada categoria: 

Categoria Ideia de Negócio: Marcio Baldo – TI Verde 

Marcio Baldo, de (Curitiba), pretende abrir a empresa TI Verde, com objetivo de reduzir o impacto ambiental do descarte de produtos eletrônicos. “O brasileiro produz em média sete quilos de sucata eletrônica por ano e meu objetivo é promover uma solução sustentável para isso através da minha empresa”, afirmou.

 

Categoria Negócio: Meroly Cristina Felizardo – Emporium Handmade 

A empreendedora curitibana Meroly Cristina Felizardo venceu a categoria “Negócio” com a Emporium Handmade, um evento realizado periodicamente em Curitiba e outras cidades com o objetivo de valorizar o trabalho autoral e artesanal em diversas áreas e que agora poderá se tornar uma empresa com local fixo. “Ter uma loja da Emporium é muito importante para todos esses produtores locais, que precisam estar em evidência e em contato com o público. Com esse reconhecimento, isso vai ser possível”, comemorou.


Categoria Negócio com Tecnologia: Eduardo Werneck – Offsite Brasil 

O engenheiro Eduardo Werneck, também de Curitiba, foi o destaque na categoria “Negócio com tecnologia” com a Offsite Brasil, especializada na construção industrializada de banheiros pré-fabricados. “Eu percebi que havia uma carência muito grande na área da construção civil de projetos como este. Nosso objetivo é deixar os canteiros mais limpos e organizados, além de entregar produtos de forma mais rápida e com maior qualidade”, ressaltou Eduardo.


Categoria Negócio com Impacto Social: Adriano Stella – White Brush

Adriano Stella, foi empreendedor destaque com um projeto inspirador. Através da empresa dele – a White Brush, uma empresa de Limpeza e Conservação – ele quer reinserir na sociedade mulheres que cumprem pena no Craf (Centro de Regime Semi-Aberto Feminino de Curitiba). “Graças à Aliança Empreendedora, eu consegui estruturar a minha empresa e agora quero mostrar para as meninas como o empreendedorismo pode mudar nossas vidas”, afirmou Adriano.