Influenciadores digitais defendem importância da formação acadêmica no sucesso de suas carreiras
Para uma geração que nasceu e vive conectada 24h por dia é natural pensar em uma profissão ligada à internet. Reunidos na Mostra de Profissões da Universidade Positivo (UP), em Curitiba, os criadores do site curitibano Morri de Sunga Branca, Bic Muller e Thiago Pasqualotto, a blogueira Thais Marques, do Coisas de Diva (também de Curitiba), e os youtubers Bibi Tatto e Gustavo Horn, contaram aos estudantes como é viver de internet e também aproveitaram para defender a formação acadêmica, mesmo em um ambiente que não exige o diploma.
Bic é formada em marketing pela Universidade Positivo. “Além do conhecimento, da base, a universidade também te proporciona formar um networking incrível. Eu já tenho 10 anos de formada e sempre encontro no mercado de trabalho gente que fez faculdade comigo”, conta. “O marketing me ajuda a pensar o blog como produto e a encarar isso como uma forma de ganhar dinheiro”, explica Bic Muller, criadora do Morri de Sunga Branca e que já trabalhou como roteirista na Globo.
A youtuber Bibi Tatto tem apenas 16 anos, mas já decidiu qual carreira seguir: Rádio, TV e Internet. Gustavo também pensa em fazer um curso “em algum momento”. Todos concordaram com a importância de uma formação para saber manter o sucesso no ambiente digital.
Viver de internet
O sonho de viver de internet – seja com um blog, canal no Youtube ou redes sociais – também é desejo dos jovens. Ser seguido, compartilhado e virar um fenômeno de visualizações - e ganhar dinheiro com isso -, no entanto, não é fácil. “O segredo é: trabalho, trabalho, trabalho. Só existe esse jeito”, explica Bic. A monetização de blogs ou canais no Youtube vem do interesse de anunciantes. “Como falamos para um público muito segmentado, é natural que as pessoas queriam anunciar. Mas também sempre deixamos claro quando um post é patrocinado e nem sempre aceitamos”, fala Thais, que é pós-graduada em Branding pela UP.
Cuidado com a imagem
Além desses conselhos, os influenciadores digitais também alertaram para o cuidado que é preciso ter ao postar mensagens nas redes sociais e lembraram do caso recente do cantor Biel, que teve mensagens antigas recuperadas pelos internautas, quando ele ainda era adolescente. “É preciso ter muito cuidado ao expor a opinião. Isso pode gerar uma crise de imagem que nem sempre a pessoa vai saber contornar”, explica Bic.