ID Fashion mostra a moda paranaense com identidade própria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ID Fashion mostra a moda paranaense com identidade própria 

Uma vitrine para as marcas paranaenses com identidade própria, capazes de ditar tendências e com condições de participar das principais semanas de moda do país – além de uma oportunidade rara de estabelecer contato e conhecer a opinião do consumidor final e de especialistas. Este é o conceito por trás do 1.º ID Fashion, o mais novo evento do setor idealizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que acontece nos dias 28 e 29 de outubro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Diferentemente de outras iniciativas do gênero, que têm o acesso restrito a convidados, profissionais do ramo e formadores de opinião, o ID Fashion será aberto ao público e gratuito. 

Na ocasião, 17 marcas representativas do mercado da moda no estado – selecionadas por uma curadoria formada por especialistas da área e formadores de opinião – vão apresentar suas propostas para o Outono/Inverno 2016, por meio de duas ações que formam a espinha dorsal do evento: os desfiles na passarela (Catwalk) e a exposição chamada de Living Lab - Laboratório Vivo da Moda (confira a lista com as marcas participantes abaixo). 

No Catwalk, os desfiles seguirão a tendência minimalista – mais curtos, enxutos e intimistas. Sete marcas participam da ação, que contará ainda com a participação do público, que poderá avaliar as performances, elegendo o desfile “mais querido”. 

Já o LivinLab vai reunir 14 marcas – quatro das quais vão integrar também o line-up do Catwalk (Abicci, Ovelha Negra UnderwearStooge e Vale da Seda). Será uma grande exposição interativa, na qual cada marca terá um espaço onde apresentará suas coleções. O objetivo é promover o intercâmbio com o consumidor final e os profissionais do setor – que aqui também darão o seu feedback aos expositores, por intermédio de uma votação que vai ajudar a escolher a marca “mais querida” pelo público do ID Fashion. 

Ou seja, tanto no Catwalk como no Living Lab, o público presente terá vez e voz como em nenhum outro evento de moda já realizado no país. O que também será bastante útil para as marcas participantes, que terão um retorno inédito do consumidor final. Ainda no quesito interatividade, a programação do ID Fashion inclui uma ação em sentido contrário (das marcas ao consumidor): a User Experience, que vai mostrar ao público todo o processo de criação e produção da indústria da moda. 

Haverá ainda uma participação especial, da marca Lafort, que vai apresentar a exposição Tricot na Obra dos Grandes Mestres da Moda, com o acervo da sua coleção (50 Anos de Amor ao Tricot). 

Por fim, outra novidade que promete fazer sucesso no ID Fashion é o Body Scanner – um aparelho trazido pelo Senai Cetiqt do Rio de Janeiro, que tira todas as medidas do corpo instantaneamente. O Senai já fez uma pesquisa consolidando a medição do corpo das brasileiras e vai divulgar os resultados no evento, enquanto “escaneia” as medidas das visitantes. 

tema 

Todas essas propostas podem ser resumidas no tema do evento: “Experimente!”. A ideia é estimular - tanto as marcas quanto o público - a provar novas sensações, interagir com algo novo. O que requer uma postura ativa ao invés de contemplativa, com pessoas abertas e dispostas a aguçar os sentidos, conhecer e interferir. Mas, acima de tudo, “experimentar” no ID Fashion significa mergulhar de cabeça em uma experiência em “4D”: Dinâmica, Divertida, Democrática e Descomplicada.  

Marcas Participantes  

O ID Fashion reúne marcas com destaque pela proposta autoral de suas coleções, incluindo os segmentos de moda feminina premium, moda masculina, moda íntima, jeanswear, camisaria, underwearcomfortwear, infantil e acessórios. Algumas são adeptas do movimento Slow Fashion.