Hospital de Curitiba recebe nova certificação internacional em cirurgia de obesidade

Hospital de Curitiba recebe nova certificação internacional em cirurgia de obesidade

VITA é o único hospital da capital a ter esse reconhecimento

A unidade Batel do Hospital VITA acaba de conquistar a renovação da certificação de qualidade em cirurgia bariátrica conferida pelo SRC – Surgical Review Corporation. Trata-se da mais importante empresa ligada a certificações de qualidade em cirurgia bariátrica do mundo. “Isto significa que o Hospital apresenta todas os predicados envolvendo qualidade e segurança assistencial para os pacientes que necessitem destes procedimentos”, explica o gerente médico da unidade, Dr. Rodrigo Fontan. O reconhecimento torna o Hospital VITA uma referência em tratamento cirúrgico da obesidade não somente no Brasil, mas no mundo.

A unidade já havia recebido a certificação em 2013, e, em fevereiro deste ano, foi visitado pelo médico americano Dr. Neil Hutcher, da cidade de Richmond, que é cirurgião chefe e vice-presidente do SRC, para verificar se todos os pré-requisitos para uma cirurgia segura e de qualidade estavam sendo seguidos de acordo com o que é preconizado internacionalmente na parte médica e assistencial. Isso envolve também uma equipe multiprofissional, formada por profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e de apoio. Fontan explica que o VITA Batel é o único hospital em Curitiba com essa importante chancela, o que demonstra a importância que a Rede VITA de Hospitais dá ao quesito qualidade.

Segundo o gerente médico, são realizadas no hospital em média 36 cirurgias bariátricas por mês, com índices de sucesso de cerca de 98% e um número baixíssimo de complicações. “Este resultado só é possível com o envolvimento dos médicos e de toda a equipe multiprofissional”, explica. Além disso, o time realiza ligações periódicas ao pacientes no pós-operatório para verificar o resultado e a satisfação, além de promover encontros envolvendo experiências de pacientes já operados com aqueles que desejam realizar o procedimento.

Obesidade – De acordo com dados do Ministério da Saúde, a obesidade é uma doença multifatorial com proporções epidêmicas: 52,5% dos brasileiros estão acima do peso.  A obesidade é considerada um problema alarmante além de ser fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial. Quando o paciente tem a obesidade diagnosticada, a cirurgia bariátrica torna-se uma opção para a redução de peso.

Balanço realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) aponta que as cirurgias de redução de estômago cresceram 6,25% em 2015, em relação a 2014. No ano passado, 93,5 mil pessoas foram submetidas ao procedimento e em 2014, foram 88 mil pessoas.