Hospital Angelina Caron faz parceria sustentável com Acridas para doação de sucata eletrônica

 

 

 

Hospital Angelina Caron faz parceria sustentável com Acridas para doação de sucata eletrônica

Recursos são destinados ao projeto “Lixo do Bem”, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade. Até agora, quase uma tonelada de lixo eletrônico já foi doada

Neide Santos, supervisora comercial da Acridas, Angela Paula, coordenadora de captação de recursos da Acridas, Bernardo Caron, diretor administrativo do Hospital Angelina Caron, e Zenewton Klüppel, coordenador de gestão ambiental do HAC

O Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina e o sétimo maior do mundo. Anualmente, o país produz 1,5 mil toneladas de lixo eletrônico e apenas 3% de todo esse montante tem um descarte adequado, segundo estudo global E-WasteMonitor, realizado pela ONU. Para colaborar de forma sustentável com esse cenário, o Hospital Angelina Caron (HAC) iniciou uma parceria com a Associação Cristã de Assistência Social (Acridas). Dentro do projeto “Lixo do Bem”, o hospital está doando periodicamente sua sucata eletrônica, cujos recursos serão destinados para projetos com crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Acridas. De abril até setembro, 845 quilos de lixo eletrônico já foram destinados à Acridas.

“Para nós, é uma satisfação poder contribuir com as ações da Acridas, ao mesmo tempo em que efetuamos uma ação sustentável de reciclagem de materiais eletrônicos. Todo aparelho eletrônico deve ser reciclado de forma cuidadosa por pessoas especializadas. Caso contrário, é alto o risco de contaminação para o meio ambiente e perigo à saúde humana”, afirma Zenewton Klüppel, coordenador de Gestão Ambiental do HAC.

Descarte correto

O projeto "Lixo do Bem" recolhe doação de produtos sem uso, como computadores, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, para desenvolver projetos nas áreas de educação, lazer, esporte e cursos de especialização para os acolhidos da Acridas. Além disso, o projeto ajuda na integração da empresa parceira com a comunidade, ampliando a sustentabilidade e o desenvolvimento socioambiental.

Por possuir substâncias químicas, como chumbo e mercúrio, o descarte incorreto da sucata eletrônica pode contaminar o solo e chegar até os lençóis freáticos, comprometendo o sistema de abastecimento de toda uma região.

Sobre a Acridas

Fundada em 1984, a Associação Cristã de Assistência Social (Acridas) promove a integração da criança, do adolescente e de qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, para que possam viver de maneira digna em seus ambientes familiares. Mais informações pelo (41) 3523-5610 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sobre o Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). A instituição é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do Brasil. Realiza, anualmente, 2,07 milhões de procedimentos em pacientes de todo o país, sendo um dos maiores parceiros do SUS no Estado. Reconhecido internacionalmente, o Serviço de Transplantes de Órgãos do hospital realiza anualmente cerca 250 procedimentos nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos, tendo ainda o credenciamento do Ministério da Saúde para transplantes pediátricos e de pulmão. Com investimentos frequentes em tecnologia e equipamentos de última geração, atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.