Hackathon pela gastronomia reúne centenas de pessoas para reinventar o setor

 

 

 

Hackathon pela gastronomia reúne centenas de pessoas para reinventar o setor

Maratona de cinco dias termina quarta-feira com 40 soluções para o food service

Distribuídas em 40 times, 600 pessoas passaram o fim de semana mergulhadas no hackathon do Hack pela Gastronomia, projeto que busca soluções para o setor de foodservice. A maratona de inovação segue até quarta-feira (16), e os integrantes de cada equipe estão trabalhando juntos para resolver um dos onze desafios propostos. Tudo isso com a ajuda de 181 mentores, profissionais experts nas áreas.

O evento é 100% online e gratuito e reúne pessoas de diferentes áreas, como tecnologia, comunicação, gastronomia, recursos humanos, entre muitas outras. Além das ideias que serão desenvolvidas, 15 startups se inscreveram para apresentar projetos que contribuam para a reinvenção pós-pandemia do ecossistema de alimentação fora do lar.

"Quando as pessoas se unem para construir algo maior que suas próprias ideias, não tem como não dar certo. Certeza que virão excelentes iniciativas que ajudarão o setor a se desenvolver ainda mais", pontuou a jornalista Andréa Sorgenfrei, head da Pinó e coordenadora do evento, no webinar de boas-vindas a participantes de várias regiões do Brasil, além de países como Portugal e Estados Unidos.

Metodologia ágil

Toda a maratona é centrada na chamada metodologia ágil, que passa por quatro passos básicos: gerar uma hipótese, prototipar, validar e interagir. O paradigma de gestão, muito popular sobretudo em empresas ligadas à tecnologia e startups, se destaca pela resolução rápida de problemas, uma das principais vantagens para empreendedores do ramo de food service ou de outros segmentos, mas que querem oferecer produtos e soluções para a área gastronômica. Depois de passar pelos quatro passos, as equipes vão gravar, dentro da plataforma da Panic Lobster, um pitch de quatro minutos apresentando a ideia.

"As equipes podem conversar com pessoas da área para saber se faz sentido ou não a ideia, para aí, em cima desses feedbacks, passar para a construção de um material que ajude os potenciais clientes e usuários" explica o cofundador da Panic Lobster, Tiago Gavassi. A empresa é a responsável por toda a operação do hackathon; os participantes se conectam na plataforma Discord para ter acesso às mentorias, webinar técnico e tira dúvidas.

Finalizado o hackathon online no dia 16, os projetos serão avaliados entre os dias 18 e 20. No dia 21, o Hack pela Gastronomia realiza, às 19h30, uma live com o resultado final, destacando as três melhores ideias.

Hack pela Gastronomia

O Hack pela Gastronomia é uma iniciativa do Bom Gourmet que tem como grande objetivo encontrar soluções reais para o setor de alimentação. O Hack realizou uma série de talks temáticos sobre o mercado, entre os dias 1º e 9, e promove um hackathon de cinco dias, de 12 e 16 de setembro, reunindo mentes criativas para ajudar na solução dos problemas dos negócios. A ação resultará na criação de um banco de oportunidades e ideias para que toda a cadeia alimentar se desenvolva ainda mais neste momento desafiador.

O Hack pela Gastronomia tem patrocínio master da Gold Food Service, Paganini, Connecty Pay e Compra Food Service. Já os desafios são patrocinados pela Jasmine, Electrolux e Compagas. Os 17 talks que brifaram o hackathon na primeira semana de setembro tiveram a parceria da centenária empresa paranaense Ouro Fino.

O projeto conta com o apoio do Facebook Journalism Project (FJP), que, em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas, lançou um fundo de US$ 2 milhões para ajudar as organizações de notícias na América Latina durante a crise de Covid-19.

Saiba mais: https://hackpelagastronomia.com.br/