Grupo Tacla reúne shoppings em campanha de prevenção ao câncer de mama
Todos os empreendimentos do grupo aderiram ao Outubro Rosa
O Palladium Curitiba, juntamente com o Palladium Ponta Grossa, Itajaí Shopping Center, Catuaí Palladium Foz do Iguaçu e Shopping Cidade Sorocaba, realiza uma campanha de prevenção ao câncer de mama. “O Grupo Tacla tem esse compromisso com a promoção da saúde e da qualidade de vida, por isso, uniu seus empreendimentos em uma ação que incentiva o autoexame e orienta as mulheres”, diz Maria Aparecida de Oliveira, responsável pelo marketing do Grupo.
Na próxima quinta-feira (20), os shoppings do grupo presentearão as clientes com sabonetes, em embalagens cor de rosa, com o dizer “Cuide do seu corpo”. Na barra de sabonete está gravada a frase “Aproveite esse momento e faça o autoexame”. Além disso, flyers explicativos com o passo a passo do autoexame são entregues.
O câncer de mama é o principal tipo de câncer que afeta as mulheres. A doença tem um bom índice de cura, principalmente quando diagnosticada em sua fase precoce. Por isso, o movimento conhecido como Outubro Rosa estimula a participação da população no controle da doença.
Um levantamento inédito do INCA, divulgado em outubro deste ano, revelou que as próprias mulheres identificam, na maior parte dos casos, sinais e sintomas do câncer de mama, incluindo doença em estágio inicial e intermediário, quando as chances de sobrevida são maiores.
De acordo com a pesquisa, a doença foi percebida pela primeira vez, em 66,2% dos casos, pelas próprias pacientes ao notarem alguma alteração na mama. O percentual de mulheres que identificou a doença por meio da mamografia ou de outro exame de imagem foi de 30,1%, enquanto em apenas 3,7% dos casos a suspeita inicial foi de um profissional de saúde. Ou seja, em dois terços do total, a própria mulher percebeu alterações na mama como possível sinal de um câncer de mama.
Fatores de risco para o câncer de mama
Os principais fatores de risco são: o sexo feminino, a idade (> 50 anos), história familiar (primeiro ou segundo grau direto) ou pessoal: ausência de filhos, primeira gravidez após os 30 anos, uso de hormônios externos, consumo de álcool, doença mamária prévia, radiação torácica e obesidade.
Sinais e sintomas
Geralmente o câncer de mama aparece como uma massa ou tumoração palpável. Esse material é encaminhado para a biópsia a fim de confirmar o diagnóstico. O fato é que nem toda a massa é câncer, porém na presença de uma massa ou tumoração mamária a mulher deve procurar um ginecologista ou mastologista. Outros sintomas menos frequentes constituem o endurecimento mamário, a presença de secreção pelo mamilo com aspecto de água de rocha ou sangue e o aparecimento de gânglios axilares.
Diagnóstico precoce
O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.
Tratamento
O tratamento é multidisciplinar. Geralmente a mulher será tratada com um cirurgião, um oncologista clínico e um radio-oncologista. A ordem do tratamento depende das condições em que o tumor foi diagnosticado.
Sobre o Grupo Tacla Shopping
Com mais de 70 anos de mercado, o Grupo Tacla Shopping tem, 9 empreendimentos. Destes, 5 estão em operação – Palladium Curitiba, Palladium Ponta Grossa, Itajaí Shopping, Catuaí Palladium em Foz do Iguaçu e Shopping Cidade de Sorocaba. Há um lançamento com inauguração prevista para 2017: Porto Belo Outlet Premium, no litoral de Santa Catarina, baseado nos conceitos americano e europeu de comprar. Os próximos lançamentos serão o Umuarama Palladium e o Jockey Plaza Shopping Center, que estão em construção e, em Campo Largo, o City Center Outlet, um novo modelo de empreendimento que reunirá os conceitos de Outlet e Shopping Center. Mais informações no sitehttp://www.taclashopping.com.br/