Grupo Tacla reúne shoppings em campanha de prevenção ao câncer de mama

Grupo Tacla reúne shoppings em campanha de prevenção ao câncer de mama

Todos os empreendimentos do grupo aderiram ao Outubro Rosa 

O Palladium Curitiba, juntamente com o Palladium Ponta Grossa, Itajaí Shopping Center, Catuaí Palladium Foz do Iguaçu e Shopping Cidade Sorocaba, realiza uma campanha de prevenção ao câncer de mama. “O Grupo Tacla tem esse compromisso com a promoção da saúde e da qualidade de vida, por isso, uniu seus empreendimentos em uma ação que incentiva o autoexame e orienta as mulheres”, diz Maria Aparecida de Oliveira, responsável pelo marketing do Grupo.

Na próxima quinta-feira (20), os shoppings do grupo presentearão as clientes com sabonetes, em embalagens cor de rosa, com o dizer “Cuide do seu corpo”. Na barra de sabonete está gravada a frase “Aproveite esse momento e faça o autoexame”. Além disso, flyers explicativos com o passo a passo do autoexame são entregues.

O câncer de mama é o principal tipo de câncer que afeta as mulheres. A doença tem um bom índice de cura, principalmente quando diagnosticada em sua fase precoce. Por isso, o movimento conhecido como Outubro Rosa estimula a participação da população no controle da doença.

Um levantamento inédito do INCA, divulgado em outubro deste ano, revelou que as próprias mulheres identificam, na maior parte dos casos, sinais e sintomas do câncer de mama, incluindo doença em estágio inicial e intermediário, quando as chances de sobrevida são maiores.

De acordo com a pesquisa, a doença foi percebida pela primeira vez, em 66,2% dos casos, pelas próprias pacientes ao notarem alguma alteração na mama. O percentual de mulheres que identificou a doença por meio da mamografia ou de outro exame de imagem foi de 30,1%, enquanto em apenas 3,7% dos casos a suspeita inicial foi de um profissional de saúde. Ou seja, em dois terços do total, a própria mulher percebeu alterações na mama como possível sinal de um câncer de mama. 

Fatores de risco para o câncer de mama

Os principais fatores de risco são: o sexo feminino, a idade (> 50 anos), história familiar (primeiro ou segundo grau direto) ou pessoal: ausência de filhos, primeira gravidez após os 30 anos, uso de hormônios externos, consumo de álcool, doença mamária prévia, radiação torácica e obesidade. 

Sinais e sintomas

Geralmente o câncer de mama aparece como uma massa ou tumoração palpável. Esse material é encaminhado para a biópsia a fim de confirmar o diagnóstico. O fato é que nem toda a massa é câncer, porém na presença de uma massa ou tumoração mamária a mulher deve procurar um ginecologista ou mastologista. Outros sintomas menos frequentes constituem o endurecimento mamário, a presença de secreção pelo mamilo com aspecto de água de rocha ou sangue e o aparecimento de gânglios axilares. 

Diagnóstico precoce

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama. 

Tratamento

O tratamento é multidisciplinar. Geralmente a mulher será tratada com um cirurgião, um oncologista clínico e um radio-oncologista. A ordem do tratamento depende das condições em que o tumor foi diagnosticado. 

Sobre o Grupo Tacla Shopping

Com mais de 70 anos de mercado, o Grupo Tacla Shopping tem, 9 empreendimentos. Destes, 5 estão em operação – Palladium Curitiba, Palladium Ponta Grossa, Itajaí Shopping, Catuaí Palladium em Foz do Iguaçu e Shopping Cidade de Sorocaba. Há um lançamento com inauguração prevista para 2017: Porto Belo Outlet Premium, no litoral de Santa Catarina, baseado nos conceitos americano e europeu de comprar. Os próximos lançamentos serão o Umuarama Palladium e o Jockey Plaza Shopping Center, que estão em construção e, em Campo Largo, o City Center Outlet, um novo modelo de empreendimento que reunirá os conceitos de Outlet e Shopping Center. Mais informações no sitehttp://www.taclashopping.com.br/