Gincana de engenharia reúne mais de 1400 estudantes neste sábado

Gincana de engenharia reúne mais de 1400 estudantes neste sábado 

A tradicional Gincana das Engenharias da Universidade Positivo (UP) já começou. A 18aedição do campeonato mais disputado entre os acadêmicos conta com a participação de 1.400 estudantes dos primeiros e segundos anos de sete cursos de graduação na área de Engenharia (Bioprocessos, Civil, Computação, Elétrica, Energia, Produção e Mecânica). O campeonato visa ressaltar a importância do trabalho em equipe, promover integração entre os estudantes de engenharia e entre as diversas disciplinas ministradas nos cursos, além de despertar o interesse dos estudantes em relação às causas sociais e sustentabilidade.

A XVII Gincana de Engenharias é composta de atividades técnicas que enfatizam a necessidade da utilização de conceitos de diversas áreas para a solução de problemas reais. São 20 equipes - cada uma é composta por estudantes de diferentes cursos e identificada por uma cor de camiseta. O campeonato é composto por 14 tarefas, sendo duas delas de cunho social: arrecadação de cestas básicas e doação de sangue. Esses dois primeiros desafios tiveram início em 1o de junho e terminam no dia 9 de julho, quando todas as equipes se reúnem no câmpus Ecoville da UP, em Curitiba (PR), para as demais tarefas – algumas divulgadas com antecedência, e outras divulgadas e realizadas somente no dia. "Aliando técnica e criatividade, os estudantes competem entre equipes e desenvolvem variadas tarefas durante um dia muito produtivo e prazeroso para todos os envolvidos”, afirma o coordenador do evento,professor Giancarlo de França Aguiar. As atividades vão das 7h45 às 18h e a premiação aparece no boletim das equipes vencedoras.

Um dos momentos mais esperados da gincana é a competição de Stand Up Paddle (SUP) de garrafas pet – um projeto que envolve aplicações dos conceitos de desenho técnico, mecânica dos fluidos e mecânica de corpos rígidos, além da abordagem dos mecanismos de equilíbrio. Os estudantes terão que construir uma prancha de SUP e um remo, utilizando garrafas PET, canos de PVC, cabo de vassoura e pá de lixo. "Desta forma, devem ser aplicados conhecimentos de Física Básica e Mecânica Geral que possam explicar, ainda que parcialmente, a resistência e rigidez,  a flutuação e o arraste da prancha”, explica o professor. A prancha deverá suportar dois estudantes - o remador (ou remadora) e o carona -, de modo que somados os pesos dos dois não ultrapasse 135 kg. As cinco equipes que obtiverem o menor tempo na conclusão do trajeto serão classificadas para a competição final. “Nesta prova, os estudantes devem estar preparados inclusive para cair na água”, alerta Aguiar.

Todas as atividades de cada equipe podem ser acompanhadas pelas redes sociais, usando a hashtag#engenhariaUP.