Franquias e quiosques de alimentação são tendência em shoppings
Setor está entre os primeiros lugares no ranking de crescimento de 2016, segundo a ABF, e atrai clientes em busca de opções gastronômicas
Contribuindo com a expectativa de milhares de brasileiros, o país começa o ano com a demonstração de reações positivas em relação ao mercado econômico. As constantes oscilações dos últimos anos, remodelaram as empresas para se adaptarem ao cenário vivido, com modelos mais práticos e eficientes de expansão. No caso das redes de franquias, principal alvo dos empreendedores e responsável por faturar mais de 150 bilhões de reais em 2016 segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), colocar-se no caminho do cliente com os modelos de quiosques está entre as principais tendências, assim como apresentar formatos mais “pockets” sem diminuir o retorno financeiro.
Aliado as reformulações de proposta e layout, o setor de alimentação tem conquistado um importante espaço pelos corredores dos shoppings, assim como entre os consumidores. De acordo com dados divulgados pela ABF em fevereiro, o ramo está entre os primeiros do ranking, com crescimento anual de 8,8% nas receitas, sendo em números absolutos a área mais representativa das franquias. “Mesmo que o país venha enfrentando a crise, as operações de alimentação estão entre as menos afetadas. Isso porque independentemente de qualquer coisa, as pessoas precisam se alimentar e opções baratas são um grande atrativo”, explica o gerente de franquias da Maria Açaí, Leopoldo Lazarotto, recém-inaugurada no Shopping São José.
A franquia Loucos por Churros também está entre as novidades do São José. O modelo em quiosque despertou a atenção do sócio Juliano Muniz por estar inserido no segmento promissor de alimentação, além de não exigir grandes investimentos quando comparado ao modelo mais amplo. “Vim da área industrial e após uma queda grande no setor, resolvi investir no varejo. Assim, pesquisei opções na região sul que tivessem um retorno lucrativo e encontrei a Loucos por Churros, que oferece opções e sabores que fazem parte da alimentação dos brasileiros desde a infância”, explica o empreendedor. Ainda segundo ele a venda, muitas vezes, é emocional e o quiosque consegue uma visibilidade muito grande dos visitantes.
Além dos quiosques Maria Açaí e Loucos por Churros, o Shopping São José também ganha força no mix gastronômico com outras quatro operações: Quiosque Humm Candy e máquinas de autoatendimento Mercearia Pronta, já em atividade, e Giraffas e Casa Poland, com inaugurações previstas ainda para o primeiro semestre. Para a gerente de marketing do empreendimento, Talita Dallmann, as lojas de alimentação têm tomado força e se tornado importantes para captação de clientes. “Atualmente se fala muito em centro de convivência e para seguir este conceito os empreendimentos precisam ir além das compras, com opções de gastronomia e serviços. Anteriormente, os clientes aproveitavam os intervalos de compras para se alimentar. Agora, eles vêm ao shopping especificamente para almoçar, jantar ou comer algo que agrade o paladar, e consequentemente acabam comprando outros itens”, diz Talita.
Conheça as novas operações de alimentação no Shopping São José:
Casa Poland – Em um ambiente agradável e repleto de charme, a operação irá oferecer aos clientes inúmeras opções de cucas deliciosas. Inauguração prevista para abril.
Giraffas – A operação reúne uma história de mais de 30 anos com produtos inspirados na rica culinária brasileira. Inauguração prevista para maio.
Humm Candy – Já inaugurada, a operação traz diversas guloseimas de dar água na boca.
Loucos por Churros – A operação oferece diversos sabores de churros e composições de um dos doces mais apreciados pelos brasileiros. Já está em funcionamento.
Maria Açaí – Leve, saudável e uma excelente fonte de energia, o açaí é encontrado em diversas combinações no quiosque que já está em pleno funcionamento.
Mercearia Pronta –As máquinas de venda automática de lanches e bebidas estão à disposição no hall dos elevadores e próximo aos laboratórios médicos.