Faça do cartão de crédito o seu melhor amigo!

Faça do cartão de crédito o seu melhor amigo!

Muitos brasileiros acabam se enrolando no momento de usar o cartão de crédito, mas existem várias maneiras de controlar os gastos sem se endividar. Saiba como! 

Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que quase seis em cada dez consumidores não sabem quanto estão devendo e nem para quantas empresas devem. O principal motivo para o nome sujo é o cartão de crédito, sendo que 43,4% da população tem esse problema. Os empréstimos seguem na sequência,  somando 23,5%, e as dívidas em cartões de lojas varejistas somam 19,3%. 

Dessa forma, fica fácil chegar à conclusão de que o cartão de crédito está mais para inimigo do que para amigo. Porém, você pode começar a reduzir esse número se fizer o uso consciente e correto do cartão, tornando-o um grande aliado na hora das compras.  

A consultora financeira Karina Brandalize explica que o cartão de crédito é um método de pagamento bastante seguro, no qual o usuário pode concentrar os gastos de forma simples. “É possível programar os gastos para uma data específica e fazer o parcelamento de compras sem acréscimo de juros”, orienta. Entretanto, a consultora financeira afirma que é preciso tomar cuidado e prestar a atenção para que os cartões de crédito não virem um pesadelo na vida financeira, pois possuem juros altíssimos caso tenham o pagamento atrasado.  

Dicas para bom uso

1 – Não tenha muitos cartões. O recomendável é ter no MÁXIMO dois, pois assim será possível controlar com mais facilidade suas compras.  

2 – Anote todas as compras que fizer e controle todas elas ao longo do mês. Dessa forma, sua fatura do cartão de crédito não sairá do limite do seu planejamento financeiro. 

3 – Nas compras parceladas procure observar se os meses que se sucederam não terão gastos extras. Em janeiro, por exemplo, temos despesas com IPTU e outros impostos. É importante adiar compras supérfluas caso seus próximos meses já estejam comprometidos. 

4 – Controle seu impulso. Procure não comprometer todo limite do cartão com gastos desnecessários, pois o cartão de credito é uma excelente ferramenta para emergências. 

5 – Defina um valor máximo para gastar no cartão de crédito, tentando sempre ficar abaixo deste limite.É necessário ter em mãos as anotações dos gastos, e para isso pode-se usar algum aplicativo, planilha ou até mesmo o bom e velho caderninho. Isso vai ajudar você a não se perder nas parcelas, podendo analisar seu limite antes de uma nova compra.