Exames laboratoriais detectam doenças graves
O simples ato de realizar exames periódicos pode prevenir e combater doenças
(Curitiba, 27 de junho de 2016) Existem doenças graves que não apresentam sintoma algum e, se descobertas no início, têm grandes chances de sucesso no tratamento. Segundo o responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, é importante consultar o médico com frequência e realizar os exames de rotina. Existem exames e pedidos que não podem esperar uma dor ou desconforto para serem feitos. ”O paciente pode conversar com o médico sobre a vontade de realizar determinado exame e rastrear algum problema, independente dos sintomas”, explica.
Segundo o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, estima-se que 530 mil pessoas vivam com HIV/Aids no país, sendo que 135 mil dessas pessoas não sabem que portam o vírus ou nunca fizeram o teste. De acordo com o Fundo Mundial para a Hepatite da Organização das Nações Unidas, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo está infectada com os vírus para hepatite B e C, e apenas 5% delas sabem que tem a doença. No Brasil, existem cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, doença responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose, segundo dados do Ministério da Saúde.
São doenças assintomáticas que, se descobertas no início, podem ser controladas e tratadas. Segundo Kozlowski, “colesterol alto, distúrbios da tireoide, alterações na próstata, doenças renais e doenças do sangue também podem ser diagnosticadas pelos exames de sangue e geralmente não apresentam sintomas iniciais, ou os sintomas são facilmente confundidos com outras doenças”, alerta. “Quanto antes descobrirmos alguma doença, maior as chances de tratamento e cura”, finaliza.
Sobre o LANAC
Há 25 anos, o LANAC - Laboratórios de Análises Clínicas se diferencia por se manter, com orgulho, como empresa 100% paranaense. Hoje, o laboratório oferece mais de dois mil tipos de exames, além de coleta domiciliar e assessoria científica para médicos e conta com mais de 290 colaboradores. Recebe exames de 25 laboratórios, atuando como laboratório de apoio. A sede central, com 1.200 m², é o maior centro de análises clínicas de Curitiba. Além da sede central, o LANAC mantém outros trinta postos de coleta na cidade. A empresa participa de testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992 e mantêm a certificação ISO 9001/2008 atualizada desde 2004.