Estudantes também podem colaborar com a limpeza da escola
Manter um ambiente acolhedor, agradável e motivador na escola, em muito se deve a limpeza e organização dos espaços. A limpeza da infraestrutura da escola é fator importante para viabilizar o trabalho educacional e fazer cumprir o projeto pedagógico. E a participação dos alunos nesse movimento de manutenção e organização dos espaços pode gerar um comportamento positivo no cotidiano escolar, como valorização do espírito de equipe, cooperação, organização; além de evitar desperdícios de recursos para a manutenção do estabelecimento de ensino.
Na Escola Atuação, todos os alunos, do Maternal ao 9º ano, são envolvidos de alguma forma com a manutenção e organização dos espaços do colégio. Toda forma de participação e atitude colaborativa dos estudantes é motivada nesse sentido. O trabalho faz parte do projeto “Fazendo Acontecer” e foi inspirado em modelos de escolas da Europa. Há pais que não querem que os filhos participem da ‘faxina’ da escola, por isso, o Atuação providencia que os pais autorizem por escrito permitindo a participação dos filhos nas atividades de limpeza.
Nesse caso, a faxineira da escola é quem dita as regras e orienta a criançada e também os professores a como limpar com vassouras, tirar o pó com espanadores, organizar as prateleiras, aguar as plantas. A faxina acontece no horário normal de aula e sempre é acompanhada pelo professor da turma. Os alunos fazem relatórios para registrar como encontraram os espaços e como deixaram depois da limpeza. "Eles percebem o quanto é importante que cada um faça um pouquinho para manter os ambientes limpos e passam a ajudar também em casa. Os pais nos agradecem bastante", explica Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora da Escola Atuação.